Preços da cannabis sobem diante do bloqueio de coronavírus na França

inflorescencia fechado amarelada Preços da cannabis sobem diante do bloqueio de coronavírus na França

Segundo fonte ouvida pela Reuters, horas antes do bloqueio nas fronteiras francesas, o preço de um grama de cannabis dobrou. Saiba mais na tradução pela Smoke Buddies

O preço de rua da cannabis nas cidades francesas subiu depois que os rígidos controles nas fronteiras impostos como parte de um bloqueio nacional para retardar o surto de coronavírus interromperam o fluxo de narcóticos ilegais e as quadrilhas de drogas aumentaram suas taxas.

O consumo de cannabis é proibido na França, mas o país possui uma das maiores taxas de consumo da Europa. A maioria das resinas de cannabis que entra na França vem do Marrocos via Espanha. A maconha, ou ‘grama’, é normalmente importada dos Países Baixos.

lazy placeholder Preços da cannabis sobem diante do bloqueio de coronavírus na França

Leia: Assembleia da França debaterá regulamentação e impacto de diferentes usos da cannabis

“O preço de uma barra de 100 gramas de resina passou de 280 para 500 euros em uma semana em Marselha”, disse Yann Bastiere, um alto funcionário da união polical que trabalha com investigadores de combate às drogas.

Ele disse que tendências semelhantes foram observadas em Bordeaux, no sudoeste da França, e Rennes, no noroeste.

A França impôs seu bloqueio em 17 de março e juntou-se a outros estados europeus como Espanha, Áustria e Alemanha no reforço dos controles nas fronteiras nacionais. Um dia depois, a UE fechou as fronteiras externas do espaço Schengen a cidadãos de países terceiros.

“A França não pode mais receber suprimentos de cannabis”, disse o especialista em crime organizado Thierry Colombie. “Com a interrupção das exportações do Marrocos, estamos vendo os preços subirem na França, à medida que a oferta cai e os revendedores cobram um prêmio”.

Colombie disse que cerca de 70% da resina de cannabis vendida nas ruas francesas é traficada de Marrocos, através da Espanha e dos Pirenéus. Grande parte do restante é expedida pela Bélgica e Holanda.

Estacionamentos dos supermercados

Em um apartamento no centro de Orleans, cheio do aroma pungente de haxixe, um usuário disse que os preços subiram nas ruas depois que Macron anunciou o bloqueio e deixou 67 milhões de pessoas da França com apenas 16 horas para se preparar.

Fumando seu último baseado antes de precisar obter mais, Cedric, que pediu anonimato porque o uso recreativo de drogas é ilegal na França, disse que horas antes do bloqueio, o preço de um grama de cannabis dobrou.

Seu revendedor disse que estava exigindo 200 euros extras por tijolo de 100 gramas e que usaria erva cultivada localmente se o bloqueio persistisse.

“Mas vou ter que conseguir chegar ao lugar deles”, disse o pequeno traficante, que ganha até 3.000 euros por mês vendendo drogas, referindo-se aos maiores controles policiais. “Vai ser um pesadelo”.

Os revendedores estão tendo que ser mais criativos para alcançar seus compradores, disse ele. Os estacionamentos dos supermercados são populares, com compras de supermercado permitidas sob as regras do bloqueio. Outros estão se vestindo como corredores, com exercícios diários ainda permitidos.

Algumas fontes policiais expressaram preocupações de que uma escassez prolongada de cannabis poderia causar problemas nos subúrbios e prisões urbanas da França.

As rivalidades entre as quadrilhas de traficantes podem aumentar, enquanto uma paz social frágil nas zonas carentes corre o risco de ser testada quando os usuários não conseguirem obter drogas.

“A escassez de drogas nas ruas pode levar à desordem pública nos subúrbios”, disse Colombie, ecoando os temores da polícia. “Podemos estar à beira de um problema real”.

Leia também:

Na Alemanha, associação da indústria de cannabis medicinal teme escassez pelo Covid-19

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em plano fechado que mostra uma inflorescência de cannabis em cultivo iluminada por uma luz amarela e, ao fundo, desfocado, outros pé de maconha. Foto: Needpix.

lazy placeholder Preços da cannabis sobem diante do bloqueio de coronavírus na França

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!