Podcast traz conhecimento científico sobre a cannabis e seu uso terapêutico

broto muda Podcast traz conhecimento científico sobre a cannabis e seu uso terapêutico

O podcast Porta de Saída tem como finalidade dar visibilidade à produção científica sobre a Cannabis sativa, unindo comunicadores, pesquisadores, pacientes e profissionais da área

O universo dos podcasts está ainda mais verde.

O podcast Porta de Saída, fruto de um trabalho de conclusão da 4ª edição do Curso sobre Cannabis Medicinal da Unifesp e idealizado por Anna Carvalho (pesquisadora de comunicação), Bruno Moraes (divulgador científico) e Giovanna Romaro (produtora cultural), é um projeto independente que tem como objetivo tornar a divulgação científica da Cannabis sativa mais acessível.

site sb Podcast traz conhecimento científico sobre a cannabis e seu uso terapêutico

Em sua estreia, no dia 15 de julho, o projeto exibiu uma entrevista com o historiador Henrique Carneiro, que fez uma retrospectiva da relação da humanidade com a Cannabis sativa e abordou como diferentes culturas tinham nesta planta um caminho para a promoção da saúde plena ao longo da história. Junto à entrevista, o episódio “Cannabis através do tempo” traz a explicação conceitual de um verbete relativo ao tema abordado, o depoimento de uma paciente de cannabis e uma dica cultural para quem quer se aprofundar. O segundo episódio, no ar desde o último dia 29, teve como foco o desenvolvimento do sistema endocanabinoide.

Leia também: Cannabis Indica, Sativa, Híbrida e Ruderalis: quais as diferenças?

A divulgação científica é um conjunto de ações que se propõe a divulgar os conhecimentos produzidos pela ciência, utilizando as mais diferentes estratégias. A ideia é que se aborde os eixos de pesquisa em história, neurologia, saúde, botânica, química, agronomia, farmacologia, direito, ciências sociais e tecnologia, unindo comunicadores, pesquisadores, pacientes e profissionais da área, para produzir um programa de áudio acessível ao público que ainda não tem contato com esse debate, como profissionais da saúde e futuros pacientes.

O Porta de Saída tem como finalidade dar visibilidade à produção científica do Brasil e pretende ser o embrião para a divulgação científica no ecossistema da cannabis, fazendo pontes com grupos de pesquisa de Instituições de Ensino Superior (IES). A proposta visa a produção de material de mídia no formato de podcast, em temporadas temáticas.

Em outras palavras, o Porta de Saída quer contribuir com a popularização do conhecimento científico e tecnológico, a partir da democratização da ciência e suas aplicações, tornando acessíveis os argumentos que validam a cannabis como opção de terapia. Para isso, a equipe assumiu a missão de elaborar episódios com o melhor de cada tema, sempre mesclando em seus quadros as histórias vindas da pesquisa e da vida real de pacientes. Além disso, na descrição de cada episódio são incluídas as referências bibliográficas que embasam o roteiro, como artigos científicos e capítulos de livros acadêmicos, ajudando a veicular pesquisas sobre o tema.

O Porta de Saída vai ao ar quinzenalmente nos agregadores de podcast Orelo, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, Castbox e Anchor.

Siga o Porta de Saída no Instagram.

Leia mais:

Direito, cultivo, cozinha: cursos oferecem conhecimento especializado em cannabis

#PraTodosVerem: fotografia, em close, de um pequeno broto de cannabis com quatro folhas, duas serrilhadas e duas lisas, no topo do caule, em fundo desfocado que revela o solo coberto de perlita. Foto: THCamera Cannabis Art.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!