Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Foto Dave Coutinho Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

A agenda de marchas pela regulamentação da planta, após mais de dois anos em regime virtual, volta a ser preenchida com atos presenciais

Após mais de dois anos, a Marcha da Maconha está de volta!

Um movimento que nem mesmo a violência policial nunca foi capaz de parar, em respeito à vida, suspendeu suas atividades presenciais para atender às diretrizes de saúde pública que pedem o distanciamento social como forma de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Durante esse tempo, a luta pela legalização e o fim da guerra às drogas continuou de forma virtual, com eventos acontecendo nas redes sociais. Contudo, passada a pior fase da pandemia, e diante da inércia do STF em julgar o Recurso Extraordinário que trata sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal e os contínuos ataques do Estado à população negra e periférica sob a desculpa de combate ao tráfico, as Marchas da Maconha se articulam para voltar às ruas.

De volta às ruas

Além do descaso do Supremo Tribunal Federal em julgar o RE 635659, que discorre sobre a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, e os rios de sangue que ainda são formados nos morros por conta da “guerra às drogas”, o atual cenário político brasileiro também concorre para que o acesso ao uso medicinal da maconha seja barrado no Congresso.

Diante de tantas pautas urgentes, a agenda de atos presenciais do movimento pela legalização da maconha volta a ser preenchida neste ano com mais ímpeto do que nunca. Confira, a seguir, as Marchas da Maconha que já têm data marcada e convoque geral para comparecer.

Marcha da Maconha Porto Alegre (RS) – 30/4

marchapoa Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Porto Alegre 2018. Foto: Sul 21.

Abrindo o calendário verde de 2022, os militantes da capital gaúcha voltam a marchar neste ano pelo fim das mortes causadas pela “guerra às drogas” e pela urgente legalização da planta. A Marcha da Maconha de Porto Alegre está marcada para o dia 30 de abril, e a concentração será na Praça do Aeromóvel, às 14 horas.

Marcha da Maconha do Rio de Janeiro (RJ) – 7/5

marcha reune 15 mil pessoas no rio Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Rio de Janeiro 2018. Foto: Dave Coutinho.

Sob o lema “Maconheiro não vota em miliciano”, e comemorando 20 anos de luta, a Marcha da Maconha Rio volta às ruas para exigir o fim das operações policiais nas favelas e a legalização da planta. O ato está marcado para o dia 7 de maio, com concentração no Jardim de Alah, Ipanema, às 16h20.

Marcha da Maconha Florianópolis (SC) – 7/5

mm florianopolis 2018 Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Floripa 2018. Imagem: Marcelo Groo / Instituto da Cannabis.

7 de maio também é dia da capital gaúcha receber o ativismo canábico para mais um ato pela legalização. Após dois anos de atuação virtual, a militância florianopolitana está de volta às ruas em sua 14ª edição presencial.

A concentração da Marcha da Maconha Florianópolis está marcada para as 14h, no Parque da Luz.

Marcha da Maconha Recife (PE) – 21/5

marcha pela legalizacao da maconha reune manifestantes de 16 estados no recife Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Recife 2018. Imagem: Marlon Costa / Pernambuco Press.

Após três anos, a Manguetown volta a marchar! No dia 21 de maio, a capital pernambucana vai novamente às ruas exigir mudanças na política de drogas, racista e genocida, em prol da legalização da planta. A concentração da 13ª edição da Marcha da Maconha Recife está marcada para as 14h, na Praça do Derby.

Marcha da Maconha Zona Sul de São Paulo (SP) – 21/5

marcha da macoha grajau zona sul sp Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Zona Sul 2019. Foto: Nara / Quilombo Invisível.

Contra o fascismo e a guerra às drogas, a Marcha da Maconha Zona Sul de São Paulo também vai às ruas no dia 21 de maio. A concentração será na Av. Dona Belmira Marin, 595, a partir das 15h.

Sob o mote “solta o preso, legalize a vida”, a MM Zona Sul sai em marcha às 16h20.

Marcha da Maconha Zona Norte de São Paulo (SP) – 22/5

No domingo, 22 de maio, é a vez da Zona Norte soltar a voz por uma nova política de drogas. A MM Zona Norte de São Paulo irá realizar um ato com diversas atrações culturais e rodas de conversa sobre luta antimanicomial, redução de danos, encarceramento em massa e políticas de drogas no Brasil.

A concentração começará às 14h20 e a manifestação seguirá até às 21h30, na Praça Amália G. Solitari, Freguesia do Ó.

Marcha da Maconha Viçosa (MG) – 28/5

marcha vicosa Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Viçosa 2012. Imagem: TV Hempadão.

“Não é só para fumar que marchamos”, lembra o mote da Marcha da Maconha Viçosa deste ano. Em sua terceira edição, a Marcha viçosense vai às ruas pela legalização da planta não somente para uso adulto, mas também pelo acesso democrático ao uso medicinal, o fim do genocídio da juventude preta e periférica e o desencarceramento em massa.

O ato está marcado para o dia 28 de maio e a concentração será nas Quatro Pilastras da UFV, a partir das 9h.

Marcha da Maconha Niterói (RJ) – 28/5

277755401 286406603676557 7244153437776712956 n Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Foto: Marcha da Maconha Niterói.

Contra a farsa da guerra às drogas, a Marcha da Maconha Niterói volta às ruas neste ano denunciando o encarceramento em massa da classe trabalhadora. No dia 28 de maio, o ativismo niteroiense convida a todos os antiproibicionistas a somarem na luta por uma nova política de drogas.

A concentração será a partir das 15h20, na Cantareira.

Marcha da Maconha Fortaleza (CE) – 29/5

marcha da maconha fortaleza mais 15 mil pessoas Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Fortaleza 2017. Imagem: Mídia Ninja.

No dia 29 de maio é a vez da capital cearense ser palco do ativismo pela legalização da planta. A Marcha da Maconha Fortaleza se concentrará na Estátua de Iracema, às 14h, com a saída marcada para 16h20, pela Orla da Beira Mar. “Os cães ladram mas a caravana nunca vai parar” — avisa geral e compareça para fortalecer a MM de Fortal City.

Marcha da Maconha Volta Redonda (RJ) – 29/5

FRnnvNiWYAg4VKl Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

O ativismo pela legalização da maconha vai às ruas em Volta Redonda, no RJ, também no dia 29 de maio. Os manifestantes se concentrarão na Praça Juarez Antunes (Vila Santa Cecília), a partir das 14h30, e marcharão até a Praça Pandiá Calógeras (em frente ao ETPC). Siga a Marcha da Maconha Volta Redonda nas redes sociais.

Marcha da Maconha Sudoeste de São Paulo (SP) – 4/6

Na Zona Sudoeste de São Paulo, o ativismo vai às ruas pela legalização da maconha, pelo desencarceramento e pela anistia das pessoas que foram presas por uma lei injusta. A MM Zona Sudoeste acontecerá no dia 4 de junho, com concentração a partir das 14h20, no Metrô Butantã, e saída prevista para as 16h20.

Marcha da Maconha São Thomé das Letras (MG) – 6/6

A “Cidade Mística” também entra no calendário verde nesse ano. Com o lema “Cannabis medicinal despetrificando mentes e abrindo corações”, a Marcha da Maconha São Thomé das Letras está marcada para ir às ruas no dia 6 de junho.

Marcha da Maconha Brasília (DF) – 8/6

IMG 8593 Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Brasília 2019. Foto: vamoqueamo.

Na capital federal, após três anos sem atos presenciais, o ativismo canábico volta às ruas com mais força do que nunca pela democratização do acesso legal e seguro à planta. A Marcha da Maconha Brasília está marcada para o dia 8 de junho, às 16h20, com concentração em frente à catedral metropolitana.

Marcha da Maconha São Paulo (SP) – 11/6

Marcha da maconha sp 250 mil as ruas para regular maconha Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha São Paulo 2019. Dave Coutinho.

Como é de tradição, nesse ano novamente a concentração da MM São Paulo será no MASP (Museu de Arte de São Paulo), na Avenida Paulista, com data prevista para 11 de junho: “Alô, maconheiras! Alô, maconheiros! Alô, maconheires! Chega mais!”

Leia também: Marcha da Maconha: o que levou milhares de brasileiros às ruas?

Marcha da Maconha Santo André (SP) – 18/6

Post 121 Marcha da Maconha Santo Andr%C3%A9 2019 08 Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Marcha da Maconha Santo André 2019. Foto: Dr Banz.

Sob o mote “A maconha na quebrada tem que ser legalizada”, o ativismo canábico andreense volta às ruas para sua quinta edição da Marcha da Maconha no dia 18 de junho. A concentração será na Rua Alcides Maia, Vila Luzita, atrás do terminal — às 14h.

Marcha da Maconha São Bernardo do Campo (SP) – 25/6

“Comida, trabalho e maconha no vaso” é o lema da MM São Bernardo do Campo deste ano, que acontecerá no dia 25 de junho.

A concentração será a partir das 14h, na Praça da Matriz.

Marcha da Maconha Manaus (Amazonas) – 25/6

No sábado (25/6), a militância canábica também às ruas em Manaus, defendendo o lema “Pelo fim da guerra, vencendo a fronteira do preconceito” — após três anos de atividade virtual devido à restrição da pandemia de Covid-19.

A concentração da Marcha da Maconha Manaus 2022 será na Praça da Saudade, no Centro, às 15h; com saída marcada para as 16h20, realizando o percurso da concentração passando pela Av. Epaminondas e finalizando na Praça Desembargador Paulo Jacob.

Marcha da Maconha Chapada dos Veadeiros (GO) – 20/7

Pelo direito à saúde e contra a repressão policial, o ativismo canábico vai tomar as ruas da Vila de São Jorge na primeira Marcha da Maconha da Chapada dos Veadeiros. O ato está marcado para dia 20 de julho, com início da concentração às 14h e saída da marcha às 16h20, e pede por mudança da legislação que pune, arma e mata com desculpa de “guerra às drogas” — chega de chacina!

Marcha da Maconha Olinda (PE) – 6/8

O ativismo canábico marcha novamente em Olinda, onde a luta antiproibicionista já se faz presente desde 1975 quando o bloco carnavalesco Segura a Coisa desfilou como o primeiro movimento organizado em prol da legalização da maconha.

A Marcha da Maconha Olinda está marcada para o dia 6 de agosto, com concentração às 14h, na Praça do Carmo (Preguiça).

A legalização da cannabis está avançando em todo o mundo e a cada dia mais estados dos EUA e países como o Canadá estão colhendo frutos sociais e econômicos dessa mudança. Enquanto isso, o Brasil continua na vanguarda do atraso, com uma política de drogas fracassada que não traz nenhum benefício sequer para a sociedade, além de levar morte e sofrimento a todos, sobretudo ao povo negro e pobre.

A Marcha da Maconha é uma oportunidade para pressionarmos nossos governantes por mudanças na Lei de Drogas, que não serve para outra coisa que não seja encher helicópteros de cocaína e assassinar comunidades vulneráveis, e pela legalização da maconha, que traria inúmeros benefícios para a população.

Participe da Marcha da Maconha em sua cidade e seja parte da mudança.

Se você está sabendo de alguma Marcha da Maconha ou ato pela legalização da planta que não apareceu na lista acima, envie um e-mail para redacao@smokebuddies.com.br ou comente abaixo.

Esse post será atualizado constantemente conforme novas informações e datas de Marchas da Maconha surgirem.

Leia também:

“Quanto o Estado perde na corrupção de seus agentes e suas instituições?”, questiona socióloga

#PraTodosVerem: fotografia em destaque mostra manifestantes durante a Marcha da Maconha de São Paulo, em 2019, carregando uma faixa branca com a mensagem: “Nenhum Jardineiro Preso! Cultivo Livre”. Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

smokebuddies logo2 Marcha da Maconha volta às ruas: confira os atos pela legalização deste ano

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!