Clínica especializada em cannabis inaugura primeira unidade no Rio de Janeiro

clinica gravital Clínica especializada em cannabis inaugura primeira unidade no Rio de Janeiro

Com plano de expansão para outras capitais do país, o consultório focado em terapias com medicamentos à base de cannabis no bairro Botafogo, no Rio, deve atuar em parceria com associações e pesquisadores para fomentar o desenvolvimento da área

Cidadãos cariocas já podem contar com uma clínica médica especializada em tratamentos com medicamentos à base de cannabis, que atenderá, mediante agendamento prévio, pacientes com quadros clínicos para os quais há possibilidade de tratar com produtos derivados da planta, como doenças autoimunes, insônia, ansiedade e enxaqueca, entre outras.

Localizada no Botafogo Medical Center, no Rio, a Clínica Gravital foca na qualificação de seu corpo clínico, formado por especialistas com certificações internacionais, para oferecer alternativas terapêuticas à base de cannabis, nem sempre abordadas em consultórios tradicionais. “Sabemos da dificuldade dos pacientes em obter esse tipo de tratamento simplesmente porque muitos médicos desconhecem como prescrever cannabis”, diz o fundador da empresa, Joaquim Castro, que pretende expandir o modelo para outras capitais brasileiras. “Estamos felizes em trazer mais uma alternativa terapêutica à região, enquanto nos preparamos para a abertura das unidades de São Paulo e Belo Horizonte”.

Na transição para a implementação do modelo regulatório aprovado recentemente pela Anvisa, que deve disponibilizar nas farmácias do Brasil produtos à base de cannabis ao longo do ano que vem, os médicos da clínica, que atuam com tratamento individualizado e acompanhamento próximo aos pacientes, prescrevem produtos importados de países como Canadá, Estados Unidos e Suíça, cujas autorizações são concedidas pela agência reguladora.

“Ao incorporar a cannabis a uma abordagem integrativa, nós conseguimos reduzir o estigma que esta carrega, seja do ponto de vista do paciente como da classe médica”, afirma a Dra. Thais Perlingeiro, médica da Gravital.

Com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre tratamentos médicos à base de cannabis para diversas condições clínicas, a Gravital deve atuar ainda em parceria com as associações de pacientes e ao lado de pesquisadores interessados no tema, e captará dados clínicos que serão úteis ao desenvolvimento da ciência. “Quanto mais estudamos e quanto mais observamos na prática médica os benefícios que a planta traz aos pacientes, menos céticos ficamos em relação a esse promissor ramo da medicina”, afirma o Dr. Pietro Vanni, psiquiatra e diretor técnico da clínica.

A Gravital funciona de segunda à sexta, das 9h às 20h, com consultas mediante agendamento prévio. Saiba mais em www.clinicagravital.com.br.

Leia também:

Anvisa publica regulamentação sobre produtos à base de cannabis

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em vista superior que mostra parte de sala de consulta da Clínica Gravital, onde vê-se uma parede branca ilustrada com desenhos e informações sobre a cannabis e o sistema endocanabinoide. Imagem: divulgação.

Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário