Budtenders ratificam primeiro acordo coletivo do setor de varejo de cannabis no Canadá

Fotografia de um pote redondo transparente contendo um bud de maconha e a mão que o segura, em um dispensário situado em Ottawa. Foto: Chris Wattie / Reuters.

Os budtenders se tornaram os primeiros funcionários de dispensários privados no país a se sindicalizar quando se juntaram à União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e do Comércio, em 2019. As informações são da GlobeNewswire

Budtenders da Clarity Cannabis ratificaram seu primeiro acordo coletivo nessa quinta-feira (25). O contrato inaugura grandes melhorias salariais e no local de trabalho e definirá novos padrões no setor privado de varejo de cannabis canadense.

Os budtenders da Clarity Cannabis se tornaram os primeiros trabalhadores de dispensários privados no Canadá a se sindicalizar quando se juntaram à União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e do Comércio (UFCW), no verão de 2019. Esses trabalhadores se uniram para enfrentar os baixos salários, o tratamento inadequado e a falta de benefícios, treinamento e oportunidades educacionais na indústria da cannabis, formando a divisão BC Budtenders Union (BCBUD) da UFCW 1518.

Uma esmagadora cifra de 85% dos membros sindicalizados votou a favor das melhorias. Esses trabalhadores da maconha negociaram seu contrato durante a crise de Covid-19 e foram o primeiro dispensário privado a receber o bônus (pandemic pay) por seu trabalho essencial. Eles continuamente demonstraram unidade e solidariedade durante todo o processo de organização e negociação para chegar ao novo contrato.

“Entrei para a união para ajudar a aumentar as proteções e benefícios para os trabalhadores que procuram construir um futuro fazendo o que amam”, disse a budtender Emma Riderelli. Com este contrato recém-ratificado, os trabalhadores da Clarity Cannabis têm um futuro brilhante pela frente em uma indústria pela qual se preocupam.

Leia mais: Brasileira conta como é trabalhar com cannabis no Canadá

O acordo coletivo da Clarity Cannabis apresenta melhorias significativas e garantirá mais poder aos trabalhadores. Alguns destaques do contrato incluem:

  • Aumentos salariais: todos os funcionários receberão um aumento salarial entre CA$ 1,25 (7,8%) e CA$ 2,50 (16,6%) por hora.
  • Aumentos programados: os novos budtenders começarão com CA$ 17,00 por hora e receberão aumentos salariais regulares de CA$ 0,25 até CA$ 19,25. Os novos supervisores começarão com CA$ 17,50 com uma taxa máxima de CA$ 19,75. (Na data da ratificação, estabeleceu-se uma remuneração mínima de CA$ 17,25 por hora para todos os funcionários atuais das unidades sindicalizadas da Clarity Cannabis.)
  • Montantes fixos: um bônus único e retroativo estimado entre CA$ 700 e CA$ 2.700.
  • Treinamento para sommelier de cannabis: todos os funcionários que passam o período de estágio e que trabalham uma média de 16 horas por semana terão direito a se inscrever no treinamento para sommelier de cannabis a ser pago pelo empregador (até CA$ 300). Os trabalhadores receberão seu pagamento por hora regular para todas as horas do programa de treinamento.
  • Degustação e desconto na loja: budtenders serão elegíveis para comprar até 30 gramas de cannabis não medicinal por dia a preços do Liquor Distribution Branch (aproximadamente 30% menos do que no varejo) para todas as novas cepas que estarão no especial semanal.
  • Benefícios: todos os benefícios suspensos durante a Covid-19 serão restaurados para funcionários sindicalizados da Clarity Cannabis.
  • Dias de doença pagos: pela primeira vez, até cinco dias de doença pagos por ano, sem necessidade de apresentação de atestado médico.
  • Certificação e licenciamento: reembolso garantido e pago pelo empregador para todo o licenciamento e certificação exigidos para a venda de cannabis não medicinal, incluindo Selling it Right e Worker Security Verification.
  • Aumento de férias: aumento de uma semana nas férias pagas para qualquer funcionário com mais de quatro anos de experiência.

Os budtenders e os trabalhadores da indústria da cannabis interessados ​​em obter melhorias em seus locais de trabalho podem se juntar à divisão BCBUD da UFCW 1518 e obter mais informações em ufcw1518.com/cannabis.

A UFCW Local 1518 representa mais de 25.000 membros que trabalham nos setores de saúde comunitária, hospitalidade, varejo, supermercados, industrial e profissional na província de British Columbia.

Leia também:

Canadá registra CA$ 2,6 bilhões em vendas de cannabis em 2020

#PraCegoVer: fotografia de um pote redondo transparente contendo um bud de maconha e a mão que o segura, em um dispensário situado em Ottawa. Foto: Chris Wattie / Reuters.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!