Budtenders ratificam primeiro acordo coletivo do setor de varejo de cannabis no Canadá

pote bud mao ottawa Budtenders ratificam primeiro acordo coletivo do setor de varejo de cannabis no Canadá

Os budtenders se tornaram os primeiros funcionários de dispensários privados no país a se sindicalizar quando se juntaram à União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e do Comércio, em 2019. As informações são da GlobeNewswire

Budtenders da Clarity Cannabis ratificaram seu primeiro acordo coletivo nessa quinta-feira (25). O contrato inaugura grandes melhorias salariais e no local de trabalho e definirá novos padrões no setor privado de varejo de cannabis canadense.

Os budtenders da Clarity Cannabis se tornaram os primeiros trabalhadores de dispensários privados no Canadá a se sindicalizar quando se juntaram à União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação e do Comércio (UFCW), no verão de 2019. Esses trabalhadores se uniram para enfrentar os baixos salários, o tratamento inadequado e a falta de benefícios, treinamento e oportunidades educacionais na indústria da cannabis, formando a divisão BC Budtenders Union (BCBUD) da UFCW 1518.

site sb Budtenders ratificam primeiro acordo coletivo do setor de varejo de cannabis no Canadá

Uma esmagadora cifra de 85% dos membros sindicalizados votou a favor das melhorias. Esses trabalhadores da maconha negociaram seu contrato durante a crise de Covid-19 e foram o primeiro dispensário privado a receber o bônus (pandemic pay) por seu trabalho essencial. Eles continuamente demonstraram unidade e solidariedade durante todo o processo de organização e negociação para chegar ao novo contrato.

“Entrei para a união para ajudar a aumentar as proteções e benefícios para os trabalhadores que procuram construir um futuro fazendo o que amam”, disse a budtender Emma Riderelli. Com este contrato recém-ratificado, os trabalhadores da Clarity Cannabis têm um futuro brilhante pela frente em uma indústria pela qual se preocupam.

 Budtenders ratificam primeiro acordo coletivo do setor de varejo de cannabis no Canadá

Leia mais: Brasileira conta como é trabalhar com cannabis no Canadá

O acordo coletivo da Clarity Cannabis apresenta melhorias significativas e garantirá mais poder aos trabalhadores. Alguns destaques do contrato incluem:

  • Aumentos salariais: todos os funcionários receberão um aumento salarial entre CA$ 1,25 (7,8%) e CA$ 2,50 (16,6%) por hora.
  • Aumentos programados: os novos budtenders começarão com CA$ 17,00 por hora e receberão aumentos salariais regulares de CA$ 0,25 até CA$ 19,25. Os novos supervisores começarão com CA$ 17,50 com uma taxa máxima de CA$ 19,75. (Na data da ratificação, estabeleceu-se uma remuneração mínima de CA$ 17,25 por hora para todos os funcionários atuais das unidades sindicalizadas da Clarity Cannabis.)
  • Montantes fixos: um bônus único e retroativo estimado entre CA$ 700 e CA$ 2.700.
  • Treinamento para sommelier de cannabis: todos os funcionários que passam o período de estágio e que trabalham uma média de 16 horas por semana terão direito a se inscrever no treinamento para sommelier de cannabis a ser pago pelo empregador (até CA$ 300). Os trabalhadores receberão seu pagamento por hora regular para todas as horas do programa de treinamento.
  • Degustação e desconto na loja: budtenders serão elegíveis para comprar até 30 gramas de cannabis não medicinal por dia a preços do Liquor Distribution Branch (aproximadamente 30% menos do que no varejo) para todas as novas cepas que estarão no especial semanal.
  • Benefícios: todos os benefícios suspensos durante a Covid-19 serão restaurados para funcionários sindicalizados da Clarity Cannabis.
  • Dias de doença pagos: pela primeira vez, até cinco dias de doença pagos por ano, sem necessidade de apresentação de atestado médico.
  • Certificação e licenciamento: reembolso garantido e pago pelo empregador para todo o licenciamento e certificação exigidos para a venda de cannabis não medicinal, incluindo Selling it Right e Worker Security Verification.
  • Aumento de férias: aumento de uma semana nas férias pagas para qualquer funcionário com mais de quatro anos de experiência.

Os budtenders e os trabalhadores da indústria da cannabis interessados ​​em obter melhorias em seus locais de trabalho podem se juntar à divisão BCBUD da UFCW 1518 e obter mais informações em ufcw1518.com/cannabis.

A UFCW Local 1518 representa mais de 25.000 membros que trabalham nos setores de saúde comunitária, hospitalidade, varejo, supermercados, industrial e profissional na província de British Columbia.

Leia também:

Canadá registra CA$ 2,6 bilhões em vendas de cannabis em 2020

#PraCegoVer: fotografia de um pote redondo transparente contendo um bud de maconha e a mão que o segura, em um dispensário situado em Ottawa. Foto: Chris Wattie / Reuters.

smokebuddies logo2 Budtenders ratificam primeiro acordo coletivo do setor de varejo de cannabis no Canadá

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!