Fabricante da cerveja Corona faz investimento bilionário no mercado da maconha
A Constellation Brands, fabricante da cerveja Corona, após investir cerca de US$ 245 milhões em outubro, anunciou um novo investimento de US$ 4 bilhões na Canopy Growth, a maior produtora canadense de maconha medicinal. As informações são da Agência EFE.
O Constellation Brands, o grupo que fabrica a cerveja Corona, anunciou nesta quarta-feira (15) um investimento de US$ 4 bilhões na empresa canadense especializada em maconha Canopy Growth, em uma grande aposta na cannabis e no potencial mercado de bebidas que incluam essa planta.
Após adquirir em outubro uma participação de 9,9%, este novo investimento dará à Constellation Brands ao redor de 38% das ações da Canopy Growth.
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“Através deste investimento, estamos elegendo a Canopy Growth como o nosso parceiro global exclusivo para a maconha”, explicou em comunicado o executivo-chefe da empresa americana, Rob Sands.
A Constellation Brands, com sede no estado de Nova York, é um dos gigantes do mercado da cerveja nos Estados Unidos, graças principalmente às suas marcas mexicanas Corona, Modelo e Pacífico, embora também comercialize outros tipos de bebidas alcoólicas, como vinho, vodca e tequila.
A aposta pela maconha faz parte da expectativa de que será legalizada nos próximos anos em uma série de países, principalmente nos EUA, onde vários estados já deram esse passo.
As empresas deixaram claro hoje, no entanto, que não pensam em comercializar produtos de cannabis enquanto estes não forem permitidos por “todos os níveis de Governo”.
Isso quer dizer que por enquanto a Canopy Growth seguirá sem vender nos Estados Unidos, onde a lei federal ainda persegue a droga.
Apesar disso, várias empresas se lançaram nos últimos anos à conquista de um mercado que promete grandes lucros, sobretudo desde que em 1 de janeiro a Califórnia deu sinal verde ao comércio de maconha com fins recreativos.
As projeções apontam que só nesse estado, que tem uma população de quase 40 milhões de habitantes e uma das economias mais pujantes do mundo, o negócio de cannabis pode faturar pelo menos cerca de US$ 7 bilhões ao ano.
As vendas legais de maconha nos Estados Unidos e no Canadá alcançaram em 2016 mais de US$ 11,7 bilhões e espera-se que cheguem aos US$ 23 bilhões nos próximos cinco anos, segundo a consultora ArcView.
O Canadá, onde a maconha é permitida para fins medicinais, deve se tornar em outubro o terceiro país do mundo a legalizar totalmente o produto, depois do Uruguai e da Geórgia.
A Canopy Growth é atualmente o maior produtor canadense de cannabis medicinal e tem previsto aumentar seus negócios para outros usos uma vez que a lei permitir.
O principal diretor da empresa, Bruce Linton, considerou hoje em um comunicado que a experiência da Constellation Brands na construção de marcas, marketing e hábitos de consumo será fundamental na expansão dos produtos de cannabis da sua companhia.
Entre eles, muitos analistas destacam o potencial das bebidas com cannabis, um mercado ainda muito limitado, mas onde os grandes produtores de álcool querem pôr um pé antes que seja muita tarde.
Antes que a Constellation Brands, outras grandes cervejeiras americanas anunciaram nos últimos meses planos para impulsionar esse tipo de bebidas.
A californiana Lagunitas (uma das pioneiras da cerveja artesanal e propriedade agora da Heineken) já lançou em julho uma água com gás com sabor de lúpulo e com tetrahidrocannabinol (THC), o agente psicoativo da maconha.
Após o anúncio de hoje, as ações de Canopy Growth dispararam mais de 20%, enquanto que as da Constellation Brands caíam cerca de 9%.
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