Webinário gratuito em MS debate cannabis medicinal em abordagem transdisciplinar

folha sementes oleo Webinário gratuito em MS debate cannabis medicinal em abordagem transdisciplinar

Evento on-line, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem objetivo de promover a discussão de temas voltados ao uso da cannabis em saúde humana e animal, questões legais quanto ao acesso à terapêutica canábica e aspectos culturais e associativismo no Brasil

Teve início nessa quinta-feira (18), e vai até sábado (20), o 1° Webinário de Cannabis Medicinal do Mato Grosso do Sul: uma abordagem transdisciplinar. O evento é on-line, gratuito e será transmitido a partir das 18h30 (horário de MS) pelo canal da Associação Sul-Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Cannabis Medicinal Divina Flor, parceira da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na realização.

O objetivo é promover a discussão de temas voltados ao uso da substância em saúde humana e animal, questões legais quanto ao acesso aos remédios derivados da maconha e aspectos culturais no uso da planta e associativismo no Brasil. O evento tem também o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MS) e da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa (SBEC).

gravital sb Webinário gratuito em MS debate cannabis medicinal em abordagem transdisciplinar

Segundo o coordenador da ação, Lucas Gazarini, no Brasil há carência de discussões sobre inovações oferecidas pelo uso medicinal da maconha e derivados. “Enquanto vários países têm legislações claras sobre a regulamentação, produção e compra de cannabis e derivados para fins medicinais, os pacientes brasileiros têm um acesso extremamente restrito a esses produtos, que apresentam vantagens terapêuticas bem estabelecidas para algumas doenças”, disse.

Leia também: Pesquisa aponta percepção dos brasileiros sobre a maconha como alternativa terapêutica

Ainda conforme o professor, o contexto brasileiro é complexo por que o estigma da planta, que foi historicamente associada ao consumo por pessoas escravizadas, acaba se misturando à polarização política e discussões sobre uso adulto, fora do contexto medicinal. “Justamente por esse preconceito grande, uma parcela importante da população não entende como uma planta rotineiramente taxada como ‘droga de abuso’ possa ter uso medicinal, embora isso aconteça com outros exemplos, como os opioides, que são derivados da planta papoula. Acredito que a principal ferramenta para desconstruir esse preconceito seja por meio da educação sobre o tema, e aí entra o papel importante da Universidade como agente transformador da sociedade, em levar informações técnicas e baseadas em evidências para o público externo”, falou.

webinario Webinário gratuito em MS debate cannabis medicinal em abordagem transdisciplinar

Programação

Sobre o evento, o coordenador destaca que foram levados em consideração vários aspectos do potencial terapêutico dos canabinoides. “Ao longo dos dias, vamos caminhar pela discussão sobre uso medicinal em humanos e outros animais, questões legais quanto à acessibilidade a esses produtos, aspectos culturais associados ao uso de cannabis ao longo da história e compreensão das associações que buscam garantir o acesso desses remédios aos brasileiros que precisem. Esperamos que os participantes possam ter um panorama geral dos usos terapêuticos estabelecidos, questões históricas e culturais que enraízam o estigma e pontos relacionados ao acesso a esse tipo de terapia”, revelou.

A abertura do “1° Webinário de Cannabis Medicinal do Mato Grosso do Sul: uma abordagem transdisciplinar” se deu nessa quinta-feira (18), com uma mesa-redonda sobre “Medicina Canabinoide e endocanabinoide: Cannabis e suas potencialidades terapêuticas”.

Hoje (19), a partir das 19h, serão realizadas a mesa-redonda “Cannabis e Proibicionismo” e a palestra “Perspectivas do uso de canabinoides em veterinária”.

No sábado (20), às 8h30 haverá a mesa “Usos culturais da Cannabis ao longo da história” e às 13h30 a mesa “Troca de Experiências de Ação Social Organizada”.

A inscrição para emissão de certificados pode ser feita nesse link.

Veja também:

ExpoIndustria: Argentina recebe primeira feira voltada à cannabis industrial

#PraTodosVerem: fotografia de uma pequena folha de maconha apoiada em uma colher de madeira contendo sementes descascadas da planta, próximo a dois frascos transparentes de tampa metálica e tamanhos diferentes contendo óleo e cinco cápsulas oleosas, em uma superfície cinza-escuro lisa. Foto: Pexels / Kindel Media.

smokebuddies logo2 Webinário gratuito em MS debate cannabis medicinal em abordagem transdisciplinar

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!