Acolha. Não Puna: É de Lei lança vídeo-manifesto sobre encarceramento e redução de danos

 Acolha. Não Puna: É de Lei lança vídeo manifesto sobre encarceramento e redução de danos

Evento contará com apresentação do Projeto Sobreviventes e ação de promoção de saúde na Praça da Sé, em São Paulo

No próximo domingo (26), o Centro de Convivência É de Lei lançará o vídeo-manifesto do Projeto Sobreviventes, sobre encarceramento, política de drogas e redução de danos. O evento, que tem início às 14h na sede da organização (Rua do Carmo, 56, Sé), será celebrado no dia da campanha “Acolha, Não Puna”, uma iniciativa que tem como objetivo colocar a redução de danos na agenda política global.

Leia também: Acolha. Não Puna: Campanha mundial propõe alternativa à lógica proibicionista

O Projeto Sobreviventes, apoiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, foi realizado entre 2021 e 2022, com o intuito de fomentar a autonomia e formação em direitos de pessoas sobreviventes da prisão sob a perspectiva da redução de danos. Os encontros promovidos em oito meses de projeto resultaram no vídeo-manifesto, que reúne demandas das pessoas participantes.

O É de Lei é uma organização que atua há mais de 20 anos com redução de danos relacionados à política de drogas. Por entender que o encarceramento é mais uma das vulnerabilizações que, principalmente, pessoas negras, pobres e LGBTQIAP+ enfrentam durante suas vidas e sua relação com a atual “guerra às drogas”, o É de Lei realiza o evento para apresentar as demandas de quem sente na pele as consequência dessa guerra, que se concretiza no genocídio desses corpos.

Leia mais: Articulação cobra participação civil na gestão sobre política de drogas de São Paulo

A data, 26 de junho, também é conhecida como “Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito”. Por isso, a campanha “Acolha, Não Puna” busca enfrentar a narrativa dessa guerra às pessoas, promovendo a redução de danos como uma ótica de cuidado e enfrentamento às políticas racistas, classistas, machistas e proibicionistas.

O evento contará também com uma chamada para ação de redução de danos com entrega de água e insumos relacionados a drogas, que será realizada na praça da Sé, além da realização de testes rápidos para o rastreio e diagnóstico das populações prioritárias para a hepatite dos tipos B e C, como parte das atividades de promoção de saúde.

Leia mais: Agenda SB: confira os eventos canábicos, no Brasil e no mundo, em 2022

Serviço

Lançamento do vídeo-manifesto do Projeto Sobreviventes

Quando: 26 de junho, às 14h

Onde: Rua do Carmo, 56, Sé, São Paulo

Leia também:

Comunidades terapêuticas recebem milhões para acolher dependentes, mas submetem internos a castigos

smokebuddies logo2 Acolha. Não Puna: É de Lei lança vídeo manifesto sobre encarceramento e redução de danos

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!