Vermont, nos EUA, quer legalizar a maconha para fins recreativos

Nos EUA, Vermont está prestes a entrar na lista de estados que legalizaram o uso recreativo da maconha. Mesmo diante da resistência do governo federal, o governador Phil Scott declarou que pretende sancionar a lei caso o projeto seja aprovado pelo Senado estatal. As informações são da EFE.

O estado de Vermont (Estados Unidos) está perto de legalizar o uso da maconha com fins recreativos depois que a Câmara dos Representantes locais aprovou na quinta-feira uma lei nesse sentido, informou a imprensa local.

Por 81 votos a favor e 63 em contra, a Câmara aprovou um projeto de lei que permitirá a venda de pequenas quantidades desta droga para pessoas maiores de 21 anos.

O projeto ainda deve ser aprovado pelo Senado estatal, mas o governador de Vermont, Phil Scott, já teria manifestado sua intenção de sancionar a lei em caso que receba autorização da Câmara Alta.

Se o projeto for adiante, Vermont se transformaria no sétimo estado do país a legalizar a venda de maconha para uso recreativo.

Por enquanto, a venda está legalizada nos estados do Alasca, Colorado, Nevada, Oregon e Washington.

Em Maine, também é legal possuir uma dose pessoal, embora as vendas no varejo ainda não tinham sido autorizadas, que deverá começar em meados deste ano, enquanto que em Massachusetts será legal a partir de julho.

Esta votação ocorre menos de 24 horas depois que o governo de Donald Trump derrubasse uma norma aprovada pelo ex-presidente Barack Obama que impedia a interferência federal nas decisões dos estados a respeito do relaxamento das leis contra essa droga.

Neste sentido, o Departamento de Justiça emitiu um memorando onde encomendava aos procuradores do país que se regem pela legislação federal, além de continuar os princípios estabelecidos para perseguir as atividades relacionadas com a maconha.

A decisão do governo, que aconteceu apenas três dias depois que entrará em vigor uma lei similar no estado da Califórnia, onde se estima que este negócio gere US$ 7,2 bilhões em vendas de maconha legal na Califórnia e US$ 1 bilhão em impostos.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!