Venda de maconha em farmácias uruguaias deve começar no dia 19 de julho

sem publicidade atrelada maconha uruguaia sera vendida em pacotes de 10g nas farmacias Venda de maconha em farmácias uruguaias deve começar no dia 19 de julho

Depois de atrasar por meses a venda de maconha nas farmácias cadastradas, o Uruguai tem finalmente uma data oficial: 19 de julho. Porém, a decisão ainda levanta muitas dúvidas, já que o número de usuários cadastrados é 20 vezes menor do que o esperado. As informações são do El Pais, com tradução Smoke Buddies.

O dia 19 de julho de 2017 poderá entrar para a história: a maconha regulamentada para fins recreativos estará à venda nas farmácias do Uruguai. Quatro dias depois da última estimativa do governo, que prometia o início dessa terceira etapa do processo regulatório para a primeira quinzena de julho, o “experimento uruguaio” começará a parte mais polêmica e decisiva do processo.

O passo demorado que o país dará, e que transforma o Estado em vendedor para combater o mercado negro, traz grandes incertezas. Há 20 vezes menos usuários registrados para comprar nas farmácias do que as estimativas mais conservadoras. A negociação que poderia ter aliviado a falta de vendedores também segue suspensa.

lazy placeholder Venda de maconha em farmácias uruguaias deve começar no dia 19 de julho

Porém, os 4.617 usuários registrados (até 6 de julho) seguem esperando a lista de farmácias. A única certeza é que até agora o governo fechou contratos com 16 estabelecimentos apenas. E, por matemática básica, ainda há locais que não têm sequer um fornecedor (Florida, Durazo e Cerro Larg não tiverem um só interessado).

Essas 16 farmácias já receberam um curso de capacitação do Instituto de Regulação e Controle da Cannabis (Ircca) para aprender sobre o funcionamento do software e do equipamento de biometria. A boa notícia para os farmacêuticos é que o único custo que terão será do armazenamento que tem de ser feito em separado dos outros medicamentos. O restante dos custos serão por conta do Estado.

Os comerciantes poderão realizar os primeiros pedidos em breve através dos computadores conectados à rede do Ircca. No máximo em 3 dias, os fornecedores entregarão a mercadoria. Nesse ritmo, os estabelecimentos já terão o produto em mãos no dia 14 de julho.

Como já havia anunciado em abril, o secretário da presidência Juan André Roballo, primeiramente serão vendidos pacotes com 5 gramas. Cada usuário registrado tem o direito de comprar dois pacotes por semana, totalizando 40 gramas mensais.

Entre as empresas habilitadas pelo Estado a cultivar maconha para fins recreativos em grande escala, há colheitas de cerca de 700 quilos. Então, se cada usuário compra no máximo 40 gramas mensais, a oferta atual permite cobrir um total de 17,5 mil pessoas, 4 vezes mais que os registrados até o momento.

Para os compradores, haverão disponíveis duas variedades da maconha. Ambas tem um nível psicoativo entre médio e baixo. Há possibilidades, ainda não confirmadas pelas autoridades, que “em um futuro próximo agreguem outras variedades”, diz uma fonte do governo.

Tanto o Centro de Farmácias do Uruguai – que representa os locais de Montevidéu – como a Associação de Farmácias do Interior consideram que se surpreenderam com as embalagens onde a maconha será vendida.

Em cada uma delas “há 4 advertências sanitárias, ao estilo ‘se não gosta, não consuma'”, conta um farmacêutico da região de Flores que também organiza os últimos detalhes para as vendas.

Leia também: Assim é a campanha de conscientização sobre a maconha no Uruguai

O governo espera que o início das vendas “dê confiança para que mais farmácias apareçam para cobrir todo o território” uruguaio.

Nota da redação

Em contato com a Junta Nacional de Drogas (JND), realizado na sexta-feira (07), nos foi informado que na próxima semana será realizado um comunicado do governo anunciando a data oficial das vendas de marihuana nas farmácias uruguaias.

Continue acompanhando o Smoke Buddies e fique por dentro dos avanços da Regulamentação da Maconha no Uruguai.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!