Vai sobrar pouco mercado para maconha, diz gigante farmacêutica brasileira

luiz borgonovi Vai sobrar pouco mercado para maconha, diz gigante farmacêutica brasileira

Para o presidente da farmacêutica EMS, Luiz Borgonovi, a cannabis não será prioridade. Segundo ele, a alta do dólar afeta diretamente o setor, que depende de matéria-prima importada. Com informações da Folha

É com uma gargalhada que Luiz Borgonovi, presidente da EMS, gigante de medicamentos genéricos, responde à coluna sobre o futuro da Cannabis no país, cujo registro acaba de ser liberado pela Anvisa. Ele reitera a visão consolidada entre especialistas, de que o mercado não comporta tantos competidores.

Apesar do barulho, a Cannabis está longe de ser prioridade nas farmacêuticas. A atenção da indústria no momento está no câmbio. “A alta do dólar afeta diretamente o setor porque dependemos muito das mercadorias importadas. Das matérias primas, 90% são importadas”, diz.

Expandir a exportação, porém, não aparece como alternativa. “Exportar genérico por enquanto está difícil. Para nós, no momento, está fora. A EMS exporta alguma coisa para alguns países”, afirma o executivo.

Segundo a PróGenéricos, associação do setor, as vendas de genéricos subiram mais de 6% em outubro ante igual período de 2018. Atingiram 1,4 bilhão de unidades no varejo. O avanço supera a variação dos medicamentos de referência (1,5%) e dos similares (4%), diz a entidade.

“Tem muita gente querendo fazer [medicamento de Cannabis]. Vai sobrar pouco para todo mundo”
Luiz Borgonovipresidente da EMS

Leia também:

Maconha contraria a lógica financeira tradicional da indústria farmacêutica

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em primeiro plano e meio perfil de Luiz Borgonovi, vestido com paletó cinza e gravata listrada em tons de azul; nas laterais da imagem, vê-se partes do corpos de outras pessoas e, ao fundo, parte de uma parede de madeira e o restante escuro. Foto: Bruno Poletti | Folhapress.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!