Uruguai começa venda de extrato de maconha para fins terapêuticos

Venda do produto começa exatamente 5 meses após o início do comércio de maconha para fins sociais e recreativos. Farmácias de Montevidéu e mais três no interior já possuem o extrato de cannabis, que tem cerca de 2% de CBD e chega custando aproximadamente R$ 250.

Cinco meses após o começo das vendas de maconha para fins sociais e recreativos, já é possível adquirir também nas farmácias a maconha para fins terapêuticos. Se trata de um extrato de cannabis que será vendido sob prescrição médica.

Segundo o El Observador, desde esta terça-feira (19), duas farmácias de Montevidéu e ao menos mais três no interior garantem a distribuição do produto. A previsão é que demore alguns dias até que todas as farmácias habilitadas no IRCCA recebam o produto.

Segundo uma farmácia em Cáceres, já há estoque do produto produzido pelo laboratório Medicplast e, embora tenha tido procura, ainda não ocorreu nenhuma venda. O produto, segundo afirmaram, custa 2.170 pesos uruguaios – algo em torno de R$ 250.

A venda começará também na rede de farmácias El Túnel, assegurou a Medicplast.

O extrato (azeite) que conta com cerca de 2% de canabidiol (CBD), componente utilizado para os efeitos terapêuticos, é o primeiro produto do tipo aprovado pelo Ministério de Saúde Pública (MSP). A matéria-prima é proveniente da Suíça, mesmo que o produto seja elaborado em Montevidéu. Por se tratar de um medicamento, poderá ser vendido em qualquer farmácia do país.

Nem todas as farmácias onde se pode adquirir legalmente a maconha para fins sociais contam com o produto medicinal. Mas algumas delas asseguraram ao El Observador que já tiveram consultas e não descartam oferecer medicamento.

Em outros estabelecimentos, como a farmácia Antártida, há planos para a venda devido à procura que ocorre “a todo momento”, mas aguardam que o produto venha em embalagens maiores que a de 10 ml, que hoje pode ser adquirida.

Em outros casos, donos de farmácias já decidiram aderir à venda do extrato de maconha mesmo que ainda não tenham recebido o produto.

Leia também:

“É como comprar remédio”, diz uruguaio no 1º dia de venda de maconha em farmácias

Legalização da maconha prospera e enfraquece narcotráfico no Uruguai

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!