Uruguai começa venda de extrato de maconha para fins terapêuticos

uruguai venda de extrato de maconha para fins terapeuticos Uruguai começa venda de extrato de maconha para fins terapêuticos

Venda do produto começa exatamente 5 meses após o início do comércio de maconha para fins sociais e recreativos. Farmácias de Montevidéu e mais três no interior já possuem o extrato de cannabis, que tem cerca de 2% de CBD e chega custando aproximadamente R$ 250.

Cinco meses após o começo das vendas de maconha para fins sociais e recreativos, já é possível adquirir também nas farmácias a maconha para fins terapêuticos. Se trata de um extrato de cannabis que será vendido sob prescrição médica.

Segundo o El Observador, desde esta terça-feira (19), duas farmácias de Montevidéu e ao menos mais três no interior garantem a distribuição do produto. A previsão é que demore alguns dias até que todas as farmácias habilitadas no IRCCA recebam o produto.

Segundo uma farmácia em Cáceres, já há estoque do produto produzido pelo laboratório Medicplast e, embora tenha tido procura, ainda não ocorreu nenhuma venda. O produto, segundo afirmaram, custa 2.170 pesos uruguaios – algo em torno de R$ 250.

A venda começará também na rede de farmácias El Túnel, assegurou a Medicplast.

O extrato (azeite) que conta com cerca de 2% de canabidiol (CBD), componente utilizado para os efeitos terapêuticos, é o primeiro produto do tipo aprovado pelo Ministério de Saúde Pública (MSP). A matéria-prima é proveniente da Suíça, mesmo que o produto seja elaborado em Montevidéu. Por se tratar de um medicamento, poderá ser vendido em qualquer farmácia do país.

lazy placeholder Uruguai começa venda de extrato de maconha para fins terapêuticos

Nem todas as farmácias onde se pode adquirir legalmente a maconha para fins sociais contam com o produto medicinal. Mas algumas delas asseguraram ao El Observador que já tiveram consultas e não descartam oferecer medicamento.

Em outros estabelecimentos, como a farmácia Antártida, há planos para a venda devido à procura que ocorre “a todo momento”, mas aguardam que o produto venha em embalagens maiores que a de 10 ml, que hoje pode ser adquirida.

Em outros casos, donos de farmácias já decidiram aderir à venda do extrato de maconha mesmo que ainda não tenham recebido o produto.

Leia também:

“É como comprar remédio”, diz uruguaio no 1º dia de venda de maconha em farmácias

Legalização da maconha prospera e enfraquece narcotráfico no Uruguai

lazy placeholder Uruguai começa venda de extrato de maconha para fins terapêuticos

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário