União Europeia autoriza uso de medicamento à base de maconha

Fotografia em plano fechado que mostra uma pequena flor de maconha verdinha sendo segurada pelos dedos polegar e indicador de uma mão com luva azul, com um fundo desfocado.

A decisão foi tomada depois que vários países do continente legalizaram o uso medicinal da maconha. As informações são da Bloomberg, via Época Negócios.

Pela primeira vez, a União Europeia aprovou um medicamento à base de maconha, abrindo caminho para sua introdução em todo o continente europeu. A partir de agora, médicos podem prescrever o Epidiolex, da GW Pharmaceuticals Plc, para ajudar a aliviar as convulsões causadas por duas formas raras e extremas de epilepsia: a síndrome de Dravet e a de Lennox-Gastaut.

O Epidiolex é líquido e contém uma dose alta de canabidiol, ingrediente da planta de cannabis que não causa ação psicoativa e nem dependência química, segundo a OMS. A recomendação atual é que ele seja usado em conjunto com um medicamento anticonvulsivo mais antigo, o clobazam.

A decisão da União Europeia foi tomada depois que vários países do continente legalizaram a maconha para uso medicinal, incluindo Reino UnidoAlemanha  Itália. Nos EUA, o medicamento da GW Pharmaceuticals Plc foi autorizado em junho do ano passado.

Segundo reportagem da Bloomberg, as duas enfermidades para as quais se destina o medicamento começam na infância, causam múltiplas convulsões por dia e são resistentes aos tratamentos antiepiléticos já existentes no mercado.

Leia também:

Medicamento à base de cannabis chega às farmácias de Portugal

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em plano fechado que mostra uma pequena flor de maconha verdinha sendo segurada pelos dedos polegar e indicador de uma mão com luva azul, com um fundo desfocado.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!