Terpenos: Conheça os compostos responsáveis por muito mais que o aroma e o sabor da cannabis

terpenos conheca os compostos responsaveis por muito mais que o aroma sabor da cannabis Terpenos: Conheça os compostos responsáveis por muito mais que o aroma e o sabor da cannabis

Desconhecidos para a maioria dos usuários de maconha, os terpenos têm papel importante nos efeitos terapêuticos e recreativos da planta. Em uma série de três capítulos, vamos desvendar esse assunto. Aproveite!

Com conhecimento, que se propaga no ar como o aroma de belas flores, aliado a uma mudança de consumo, substituindo o prensado paraguaio por flores, o universo canábico se vê agora diante dos terpenos, compostos que definem algumas das características mais marcantes da cannabis, como o seu aroma e sabor.

Antes que você se questione, trouxemos as principais respostas sobre terpenos neste primeiro artigo de uma série especial que mostrará tudo o que você precisa saber sobre esses compostos que prometem mudar a indústria da maconha. Vamos lá?

O que são?

Os terpenos são compostos químicos produzidos por uma ampla variedade de plantas, através de suas raízes, folhas, frutos, flores, sementes, entre outras, e existem abundantemente na natureza. O autor Ed Rosenthal define os terpenos como “os maiores componentes da resina da maconha, uma vez que compõem a maior porcentagem de óleos essenciais aromáticos contidos na maioria das plantas”.

Onde estão?

Existem mais de 30 mil terpenos descobertos na natureza e mais de cem já foram identificados na cannabis. Cada variedade tem uma composição única de terpenos, o que torna cada strain especial.  Os terpenos mais conhecidos na cannabis são:

Alfa e Beta-pineno

Com o aroma característico do pinho, o pineno é encontrado em strains como Bubba Kush, Chemdawg91 e Trainwrech, como também em plantas como o alecrim e o manjericão.

Beta-mirceno

Um dos terpenos mais abundantes na cannabis, o β-mirceno produz aquele aroma particular, perceptível a qualquer um que conhece a erva. Está presente na manga e na erva-cidreira.

Linalol

A fragrância doce, que conquistou o olfato feminino ao ser usado em perfumes icônicos como o Chanel 5, pode ser encontrada em variedades com dominância indica da cannabis, como a Lavender.

lazy placeholder Terpenos: Conheça os compostos responsáveis por muito mais que o aroma e o sabor da cannabis

Dos mais de 30 mil terpenos descobertos na natureza, mais de cem já foram identificados na cannabis. Fotografia: Phill Whizzman.

O que fazem?

A característica mais fascinante dos terpenos é a sua capacidade de interagir sinergicamente com outros compostos da planta, como os canabinoides, e contribuir para seus efeitos no organismo, criando o efeito Entourage, que potencializa os benefícios terapêuticos dos componentes individuais da cannabis. No corpo humano, os terpenos se conectam com neurotransmissores como a dopamina, a molécula da motivação, ou a serotonina, que regula o sono e o humor, por exemplo. Eles também controlam o fluxo de THC no cérebro.

Os terpenos apresentam uma ampla gama de propriedades medicinais e possuem certos benefícios terapêuticos que, aliados a outros compostos como CBD e THC, geram efeitos interessantes, tanto medicinais como recreativos – tema que será abordado no próximo artigo da série.

Continue conectado ao Smoke Buddies e acompanhe os próximos artigos dessa série especial sobre os terpenos. Para saber mais, você também pode fazer o download do estudo Terpenos: A Evolução da Cannabis, desenvolvido pela Bilva Elemental em parceria com Ganja Talks e Who is Happy, que está disponível gratuitamente aqui.

Leia também:

Conheça as propriedades terapêuticas dos terpenos

Imagem de Capa: Leafly

Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário