Taxistas de Nova York não serão mais submetidos a testes para maconha

Fotografia frontal de dois táxis sedan amarelos parados em uma faixa de retenção nas ruas de Nova York. Imagem: Andre Benz | Unsplash.

Os profissionais foram advertidos de que ainda devem permanecer sóbrios ao volante. As informações são do New York Post

Com a maconha agora legal em Nova York, a Comissão de Táxis e Limusines (TLC) da cidade não testará mais taxistas e motoristas de livery para cannabis.

“Devido à mudança na lei, daqui para frente, a TLC não fará mais testes para maconha nos testes anuais de drogas exigidos”, escreveu a agência na sexta-feira em um memorando aos licenciados.

“Grande erro”, disse ao The Post Fernando Mateo, fundador e porta-voz da Federação dos Motoristas de Táxis do Estado de Nova York. “É irresponsável.”

“Se eles não vão fazer o teste de maconha, isso significa que os motoristas terão a oportunidade de fumar maconha e dirigir”, disse ele. “Não quero meus filhos em um carro com um cara que fuma maconha e pode fumar maconha regularmente, sem fazer o teste. Temos que traçar a linha em algum lugar.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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A agência alertou os motoristas: “Embora o uso de maconha agora seja legal para adultos, ainda é lei que os motoristas licenciados sob a TLC devem estar sóbrios quando dirigem um veículo”. Ela também observou que os testes para outras drogas permaneceriam inalterados.

Um estudo da Universidade McGill publicado em março descobriu que “a legalização da cannabis recreativa [adulta] nos EUA foi associada a um risco relativo aumentado de colisões fatais de veículos motorizados de 15% e um aumento relativo de mortes associadas de 16%”.

“É ridículo!”, reclamou um motorista de táxi amarelo ao The Post sobre a nova política de não teste. “Não temos como testar a maconha no local de um acidente. O teste anual de drogas é a única ferramenta que a TLC tem para eliminar os causadores de problemas. Eles não deveriam abandoná-lo.”

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Mas pelo menos uma passageira aprovou a mudança.

“Estou bem com isso, pois sinto que, especificamente em relação ao uso de maconha, as regras visaram especificamente às pessoas de cor e as empurraram mais para fora da força de trabalho”, disse Breyanna Watson de Crown Heights, no Brooklyn. “Então, eu sou pessoalmente a favor. Se houver um problema com as drogas, existem outras maneiras de resolver isso, em vez de negar empregos às pessoas”.

A TLC — que licencia motoristas de táxis, carros livery e veículos Uber e Lyft da cidade — não retornou imediatamente um pedido de comentário.

Uma porta-voz do Uber indicou ao The Post a política de tolerância zero da empresa para dirigir embriagado. A empresa não submete os motoristas a testes de drogas. A Lyft não retornou imediatamente um pedido de comentário.

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#PraCegoVer: fotografia frontal de dois táxis sedan parados em uma faixa de retenção nas ruas de Nova York. Imagem: Andre Benz | Unsplash.

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