STJ revoga prisão preventiva de homem pego com 303 gramas de maconha

temis espada balanca STJ revoga prisão preventiva de homem pego com 303 gramas de maconha

Para o relator do caso, a prisão preventiva é excessiva, uma vez que o acusado não agiu com violência e a quantidade de maconha apreendida não foi exagerada. As informações são da ConJur

A prisão preventiva é excessiva se a quantidade de drogas apreendida com o acusado não foi exagerada e ele não agiu com violência ou grave ameaça. Com esse entendimento, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, substituiu por medidas cautelares alternativas a detenção preventiva de um homem acusado de tráfico de drogas. A decisão é desta terça-feira (27/10).

O acusado foi pego com 303 gramas de maconha, R$ 72 em espécie e uma balança de precisão. Ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e a detenção foi convertida em preventiva.

lazy placeholder STJ revoga prisão preventiva de homem pego com 303 gramas de maconha

Leia mais: STJ concede habeas corpus a cultivador preso com mais de 100 mudas de cannabis

Os advogados Eduardo Sanz de Oliveira e Silva, Luiz Henrique Merlin, Thiago Tibinka Neuwert e Rodrigo Jacob Cavagnari, em atuação pro bono, impetraram Habeas Corpus em favor do acusado. De acordo com eles, a ordem de prisão preventiva não foi fundamentada, a medida é desproporcional e, encarcerado, o homem corre risco de contaminação pelo coronavírus.

O relator do caso, ministro Antonio Saldanha Palheiro, apontou que a prisão preventiva é excessiva no caso. Isso por que o crime supostamente praticado pelo homem ocorreu sem violência ou grave ameaça, e a quantidade de maconha apreendida com ele não foi exagerada.

Clique aqui para ler a decisão.

Leia também:

STJ tranca ações contra acusados por importar sementes de maconha

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em ângulo inferior de uma estátua dourada da deusa Têmis, que, vendada, segura uma espada em uma mão e uma balança na outra, em fundo azul. Foto: WilliamCho | Pixabay.

lazy placeholder STJ revoga prisão preventiva de homem pego com 303 gramas de maconha

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!