Startup promove debate sobre o uso medicinal da cannabis em Arapiraca (AL)

Fotografia das colas apicais de duas plantas de cannabis, em fundo desfocado de vegetação. Imagem: Sam Doucette | Unsplash.

O encontro será realizado neste sábado (28) e contará com a participação de médicos, dentistas, advogados e pacientes que já utilizam a cannabis em seu tratamento

Uma startup com sede em Arapiraca (Alagoas) que faz consultoria e assessoria educativa, médica, jurídica e social para orientar pacientes que precisam do tratamento à base de cannabis, o Grupo Regenera está promovendo um debate sobre o tema neste sábado (28), às 16h20.

O encontro será realizado no FDS Coworking, localizado na Rua Olavo Bilac, 210, no centro de Arapiraca, e contará com a participação de médicos, dentistas, advogados, agentes políticos e pacientes que já utilizam a cannabis para fins medicinais.

O objetivo do evento, gratuito, é democratizar o acesso à cannabis medicinal.

Uma comitiva do Grupo Regenera esteve em Maceió na última segunda-feira (23), acompanhando o deputado alagoano Lobão, onde debateu o emprego da cannabis para fins medicinais com o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque.

Para o desembargador, a discussão é fundamental. “Devemos começar uma reflexão que é inadiável sobre os efeitos medicinais do uso da cannabis, cujo benefício seria muito maior se não fosse o preconceito. Temos que fazer esse debate sem medo, para que as pessoas possam se beneficiar dessa descoberta da ciência”, comentou.

As inscrições para o debate são gratuitas e podem ser feitas através deste link.

Mais de 100 canabinoides já foram descobertos pelos cientistas somente na planta da maconha (Cannabis sativa). No total existem mais de 500 canabinoides, os quais podem afetar o corpo e o cérebro. O que talvez seja mais empolgante sobre essas inúmeras substâncias são os potenciais efeitos medicinais que elas podem ter e as centenas de novos medicamentos para benefício humano que elas podem representar se a pesquisa médica persistir.

As substâncias mais encontradas nos produtos de cannabis para uso medicinal são os canabinoides tetraidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD), os mais conhecidos e pesquisados até o momento.

Os canabinoides interagem com um importante sistema sinalizador do organismo humano, denominado sistema endocanabinoide, responsável pela manutenção da homeostase, ou seja, ajuda a modular uma série de funções vitais como o humor, a dor, o apetite e a resposta imunológica.

Leia também:

Canabinoides podem tratar doenças neurodegenerativas, segundo estudo

#PraTodosVerem: fotografia das colas apicais de duas plantas de maconha, em fundo desfocado de vegetação. Imagem: Sam Doucette | Unsplash.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!