Startup de Floripa liga inteligência artificial a cultivo de cannabis

Capa do post blog Startup de Floripa liga inteligência artificial a cultivo de cannabis

Batizada de Ganzá, tecnologia chega para facilitar a vida do paciente que pretende iniciar um cultivo indoor de cannabis para uso medicinal. Utilizando inteligência artificial no controle da iluminação, temperatura, umidade e pressão atmosférica, gadget gerencia condições para o sucesso do plantio

Facilitar a vida do paciente que pretende iniciar um cultivo indoor de cannabis para uso terapêutico é a proposta da startup que acaba de ser lançada pelo coletivo Levante Lab, empresa de tecnologia da informação sediada em Florianópolis (SC). A ferramenta, batizada de Ganzá, utiliza inteligência artificial no controle da iluminação, temperatura, umidade e pressão atmosférica, condições fundamentais para o sucesso do plantio em ambientes fechados.

Quem já pratica o autocultivo sabe da importância do controle total do ambiente e clima do seu grow, como é chamada a estufa ou caixa onde são colocadas as plantas, mantidas com iluminação artificial, em geral lâmpadas de LED. E é neste ponto que o aplicativo irá atuar, monitorando, por meio de sensores, as condições gerais e avisando sempre que ajustes forem necessários.

site sb Startup de Floripa liga inteligência artificial a cultivo de cannabis
ganzaapp on 1024x1024 Startup de Floripa liga inteligência artificial a cultivo de cannabis

#PraTodosVerem: fotografia de um aparelho Ganzá fixado em cabos, que passam por quatro ganchos em sua parte superior, em um ambiente com iluminação rosa. Nele vemos um monitor com informações sobre temperatura, umidade e entre outros dados. Foto: Divulgação.

“Acreditamos que é preciso democratizar o cultivo de cannabis medicinal no Brasil, pois ele ainda está muito restrito àqueles que têm melhores condições financeiras, porque é tudo muito caro”, explica Vitor Hugo Soares Gonçalves, integrante da Levante Lab e um dos desenvolvedores do produto. Ele admite que o assunto ainda é tabu no Brasil, mas o debate no meio acadêmico e na sociedade em geral tem ganhado amplitude com o reconhecimento das propriedades medicinais da maconha.

O uso da maconha, de acordo com diversos estudos, tem apresentado excelentes resultados em tratamentos de epilepsia, autismo, Alzheimer, Parkinson, dores crônicas, câncer e até depressão. Isso por que o THC, um dos compostos psicoativos mais conhecidos da cannabis, atua como relaxante muscular e anti-inflamatório, podendo produzir efeito anticonvulsivo, antidepressivo e anti-hipertensivo.

Recentemente, viralizou nas redes sociais os vídeos de um homem com Alzheimer, que apresentava comportamento altamente agressivo com seus familiares. Após iniciar o tratamento com canabidiol, substância extraída da maconha, tudo mudou. Os episódios de raiva pararam e ele voltou a apresentar um comportamento calmo e amável com a mulher e o filho.

Por causa do alto custo dos medicamentos, muitas pessoas têm optado pelo cultivo caseiro e, para isso, buscado na Justiça autorização para o plantio. Estima-se que mais de 300 habeas corpus já tenham sido expedidos com este fim aqui no Brasil.

Foto Luiz Michelini Startup de Floripa liga inteligência artificial a cultivo de cannabis

#PraTodosVerem: fotografia em plano fechado que mostra um cultivo de planta de cannabis, com pistilos de cor clara concentrados onde será desenvolvida a inflorescência.

Entre as vantagens do autocultivo, está a possibilidade de utilizar a cannabis de diferentes formas. Há o caso de uma médica aposentada de Natal (RN), conforme publicado em matéria da BBC News Brasil, que faz azeite, mel, brigadeiro, leite, de forma a consumir em pequenas doses ao longo do dia no tratamento da depressão. Mas para isso ela precisa que as plantas que cultiva, com autorização da Justiça, se desenvolvam da melhor forma. Por isso, a meta da Levante Lab é aprimorar cada vez mais a startup, contribuindo assim para que o cultivo seja mais produtivo.

O Ganzá já está disponível no mercado. Ele pode ser parcelado em até 12 vezes, no cartão ou boleto bancário. Para maiores informações, acesse o Instagram @ganza.app. Utilize o cupom SMOKEB e garanta um desconto de R$ 100,00. Acesse ganza.app.

Imagens todos produtos 1024x1024 Startup de Floripa liga inteligência artificial a cultivo de cannabis

A Levante Lab é um coletivo de desenvolvedores, designers e pesquisadores que cria experiências digitais e promove projetos de relevância e responsabilidade social com seus parceiros. Conheça mais no Instagram @levantelab.

Gif para o fim do texto Startup de Floripa liga inteligência artificial a cultivo de cannabis

#PraTodosVerem: imagem do modelo Blue Dream do aparelho de led e automatização, onde vemos sua parte frontal, que traz do lado esquerdo o nome Ganzá na cor rosa e, à direita, um display com informações como temperatura e umidade, anexado em uma placa de cor rosa, sendo o restante do corpo em tom claro de azul. Fotografia: Divulgação.

smokebuddies logo2 Startup de Floripa liga inteligência artificial a cultivo de cannabis

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!