Startup de inteligência apresenta dados inéditos de cannabis no Twitter

Fotografia que mostra várias inflorescências de maconha (cannabis) com pistilos alaranjados e brancos de um cultivo que preenche toda a imagem, do primeiro plano ao fundo, com foco em uma delas. Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

Mais de 20 mil usuários que falam sobre cannabis na rede social são monitorados. Informações fazem parte de painel com principais dados do mercado canábico da América Latina

As redes sociais são ambientes cada vez mais estratégicos para falar e entender sobre negócios. O Twitter, lançado há 15 anos, soma mais de 14 milhões de usuários brasileiros. Para entender a aceitação da sociedade e os principais assuntos falados no Twitter sobre maconha, a Kaya Mind, primeira empresa brasileira de inteligência de dados de cannabis, realiza o monitoramento de mais de 20 mil perfis que falam sobre o tema. As informações exploradas pela startup são atualizadas semanalmente e fazem parte do Kaya Board, dashboard interativo que traz os principais dados e análises de diferentes setores da indústria canábica. A plataforma pode ser acessada neste link.

Segundo o ranking de países do Twitter, em 2020, o Brasil ocupou a 4ª posição de audiência ativa e engajada, mostrando que a rede social é um meio eficiente para entender a percepção da sociedade em relação a variados temas. A Kaya Mind se dedicou a analisar como os assuntos relacionados à cannabis se desempenham no Twitter, acompanhando 20.854 usuários — classificados como Governo, Instituições, Mercado e Pessoas —, 41.236 posts sobre o tema, 1,7 milhão de retweets e mais de 4 milhões de likes. Com os dados coletados da API da própria mídia social, a startup conseguiu mensurar e classificar a quantidade de tweets realizados de fevereiro a julho de 2021.

Leia também: Relatório traça panorama da cannabis na imprensa brasileira

No painel de Mídias, além de poder acessar as informações completas sobre o total de tweets analisados, é possível entender as quantidades de cada uma das categorias de classificação criadas pela startup, os períodos com mais posts e likes, e a relação entre likes e posts por dia da semana e por hora. A Kaya Mind ainda disponibiliza o TOP 15 de usuários do Twitter com mais likes em suas postagens — nas cinco primeiras posições temos perfis como Seu Maconheiro, Maconheiro Mesmo, o juiz Luís Carlos Valois e políticos como Eduardo Girão (Podemos) e Jair Bolsonaro (sem partido).

“A indústria canábica como um todo precisa entender a percepção que as pessoas têm de todos os assuntos relacionados à maconha, e as conversas espontâneas geradas nas redes sociais são um bom indicativo. Ter um painel interativo e com atualização constante das informações é uma ferramenta poderosa para entender melhor a opinião pública e poder tomar decisões mais assertivas”, conta Thiago Cardoso, chefe de inteligência da Kaya Mind.

O Kaya Board é o primeiro painel de informações completas do mercado canábico na América Latina, nos setores de Saúde, Mídia, Governo, Finanças e outros. Seu objetivo é aumentar o número de informações relacionadas à planta existentes no mercado, assim como colaborar com a indústria canábica em desenvolvimento a partir de informações para auxiliar no pensamento estratégico e nas tomadas de decisão. O acesso é gratuito e, também, há opções de assinatura personalizáveis, com valor a ser consultado diretamente com a área comercial da empresa.

Sobre a Kaya Mind

Primeira e única empresa brasileira que trabalha com inteligência de mercado para o setor da cannabis e mercados afiliados. Ao cruzar informações e dados, traduz resultados em pesquisas e análises para o setor da cannabis, oferecendo relatórios de mercado e projetos customizados para clientes.

Leia mais:

Especialização em cannabis: a porta de entrada para o mercado canábico

#PraTodosVerem: fotografia mostra o top bud de uma planta de cannabis com pistilos alaranjados e brancos, em um cultivo que preenche todo o quadro, ao fundo, em pior foco. Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!