Smoke Buddies indica: plataforma gratuita reúne docs sobre a guerra às drogas

Fotografia em vista superior que mostra uma câmera analógica com a lente voltada para pequenas flores de maconha, que se juntam em uma porção no canto direito da imagem, sobre uma superfície cinza. Foto: Luiz Michelini. live

Com mais de 500 documentários sobre lutas sociais, a plataforma de streaming Bombozila lista doze títulos do acervo, de acesso gratuito, que têm a ver com políticas de drogas e as violações que populações periféricas sofrem em consequência, confira

Em edição especial de quarentena da série Smoke Buddies indica, que oferece uma curadoria de filmes para acompanhar sua session, a Bombozila, plataforma gratuita de streaming de documentários focados em justiça social e luta por direitos, lista doze títulos independentes que trazem a temática da guerra às drogas como protagonista.

Criado, em 2016, pela radialista e pesquisadora chilena Sabina Alvarez e pelo documentarista independente brasileiro Victor Ribeiro, o site possui mais de 500 docs, em português, inglês e espanhol, divididos em cerca de quinze categorias, e com quatro canais: Extrativismo, Guerra às Drogas, Resistência Popular e Cultura.

Leia: Cidade dos EUA vai destinar recursos da venda de maconha para promover igualdade racial

Entre temas como a luta pela terra, diáspora africana, indígenas, feminismo, LGBTQ+ e movimento estudantil, a Bombozila reúne produções prioritariamente latino-americanas, mas abre espaço também para títulos de países como Palestina, África do Sul, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

“A proposta tem entre seus objetivos ampliar o alcance de filmes de baixo orçamento, produções comunitárias e de realizações relevantes, que atendem à urgência social de territórios em luta e resistência”, afirma Victor Ribeiro, um dos fundadores da plataforma de filmes. “No cenário político em que vivemos, com fake news, desinformação, ataques aos agentes culturais e ao cinema propriamente, os documentários retomam a importância de apresentar outras narrativas dos fatos e contestar a verdade oficial”.

Além da curadoria do acervo, cujo acesso gratuito é feito através de um cadastro, a Bombozila também está por trás da produção de um documentário chamado “Na fila do SUS” que, de acordo com a plataforma, será lançado em abril, em formato de websérie, e em formato longa no segundo semestre — e está em busca de apoio.

Confira o trailer:

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em vista superior que mostra uma câmera analógica com a lente voltada para pequenas flores de maconha, que se juntam em uma porção no canto direito da imagem, sobre uma superfície cinza. Foto: Luiz Michelini.

mm

Sobre Thaís Ritli

Thaís Ritli é jornalista especializada em cannabis e editora-chefe na Smoke Buddies, onde também escreve perfis, crônicas e outras brisas.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!