Sintomas de TEPT são reduzidos com o uso de cannabis a longo prazo, revela estudo

buds cone vidro Sintomas de TEPT são reduzidos com o uso de cannabis a longo prazo, revela estudo

A pesquisa parece validar evidências anedóticas de que a maconha ajuda aqueles que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático. As informações são da High Times

Pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) que consomem cannabis de fontes sancionadas pelo estado mostraram uma redução dos sintomas ao longo do tempo em comparação com os não usuários de cannabis, de acordo com um estudo publicado recentemente. Os resultados da pesquisa, “The Long-Term, Prospective, Therapeutic Impact of Cannabis on Post-Traumatic Stress Disorder”, foram publicados no início deste mês pela revista Cannabis and Cannabinoid Research.

Para conduzir o estudo, pesquisadores associados à Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia, à Universidade John Hopkins e à Escola de Medicina da Universidade do Colorado recrutaram 150 participantes com TEPT. Os sujeitos do estudo foram divididos em dois grupos, um com participantes que usavam cannabis de dispensários licenciados pelo estado e um de não usuários de cannabis como controle. Os participantes do estudo que usaram cannabis consumiram principalmente flores com predominância de THC.

site sb Sintomas de TEPT são reduzidos com o uso de cannabis a longo prazo, revela estudo

A cada três meses ao longo do estudo de um ano, os sintomas de estresse pós-traumático dos participantes foram monitorados usando a escala CAPS-5, que é amplamente considerada o instrumento padrão ouro na avaliação de TEPT. Uma análise estatística dos resultados avaliou se as trajetórias dos sintomas de TEPT diferiam entre os dois grupos.

Usuários de cannabis tiveram melhores resultados

“Os participantes que usaram principalmente cannabis com THC dominante relataram uma maior redução na gravidade dos sintomas de TEPT ao longo do tempo em comparação com os controles”, escreveu a equipe de pesquisadores. “Os usuários de cannabis também mostraram uma taxa de remissão maior que o dobro de seu diagnóstico de TEPT (definida por não atender mais aos critérios para um diagnóstico de TEPT na CAPS-5) em comparação com os controles pela avaliação de acompanhamento de 1 ano”.

 Sintomas de TEPT são reduzidos com o uso de cannabis a longo prazo, revela estudo

Leia mais: Estudo mostra que a maconha alivia temporariamente os sintomas de TEPT

Os usuários de cannabis no estudo tinham 2,57 vezes mais probabilidade de não atenderem mais aos critérios para TEPT no final do período de observação em comparação com os participantes que não consumiam cannabis. Em sua conclusão, a equipe de pesquisadores pediu mais pesquisas científicas sobre os efeitos que diferentes produtos de cannabis podem ter em pacientes de TEPT e seus sintomas.

“Este estudo fornece evidências de que os tipos de cannabis disponíveis em dispensários de cannabis recreativos e medicinais podem ser promissores como um tratamento alternativo para TEPT”, escreveram os investigadores. “São necessários ensaios clínicos randomizados controlados por placebo para avaliar a segurança e determinar como diferentes preparações de cannabis impactam o TEPT e o funcionamento”.

Paul Armentano, vice-diretor da Organização Nacional para a Reforma das Leis da Maconha (NORML), observou que os resultados da pesquisa parecem validar evidências anedóticas de que o uso de cannabis pode ter um impacto positivo em pacientes com TEPT.

“Os veteranos são muito mais propensos a relatar o uso de cannabis do que os da população em geral, e muitos veteranos atestam que a cannabis é eficaz para a autogestão de seus sintomas de TEPT”, disse Armentano em um comunicado à imprensa. “Essas descobertas comprovam suas afirmações”.

Os resultados do estudo são consistentes com uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados publicada por pesquisadores latino-americanos este ano, que descobriram que dois canabinoides sintéticos semelhantes ao THC foram tratamentos eficazes para o estresse pós-traumático.

Mas o júri ainda não decidiu. Um estudo separado publicado no início deste ano na revista Psychological Medicine encontrou “nenhuma evidência de melhora nos sintomas de intrusão relacionados ao TEPT ou remissão no diagnóstico de TEPT em associação com o uso de cannabis a longo prazo”.

Leia também:

Fumar maconha reduz os sintomas do TOC pela metade, segundo estudo

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra um recipiente transparente cônico, onde estão alguns buds de maconha que ultrapassam sua borda, e um fundo rosa-salmão. Foto: THCamera Cannabis Art.

smokebuddies logo2 Sintomas de TEPT são reduzidos com o uso de cannabis a longo prazo, revela estudo

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!