61% dos brasileiros apoiam liberação da maconha para uso medicinal, mostra pesquisa

anvisa diz que nao e contra o uso da maconha para fins medicinais 61% dos brasileiros apoiam liberação da maconha para uso medicinal, mostra pesquisa

Apenas 26% dos entrevistados pelo PoderData discordam. Apoio à liberação é maior entre pessoas de renda ou escolaridade alta

Pesquisa PoderData realizada de 2 a 4 de janeiro de 2022 mostra que 61% dos brasileiros acreditam que o Brasil deveria liberar o uso da maconha em tratamentos médicos. Os que discordam são 26%. Outros 13% não souberam responder. Essa é a 1ª vez que o PoderData faz essa pergunta aos entrevistados.

pd maconha medicinal 4 jan 2022 01 61% dos brasileiros apoiam liberação da maconha para uso medicinal, mostra pesquisa

A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 501 municípios, nas 27 unidades da Federação, de 2 a 4 de janeiro de 2022.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preenchessem proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que fossem encontrados os entrevistados que representassem de forma fiel o conjunto da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia através deste link.

Na sexta-feira (7), a Anvisa aprovou um novo produto à base de cannabis — o Extrato de Cannabis sativa Greencare 79,14 mg/ml, da farmacêutica Greencare Pharma. É o 12º produto feito a partir da maconha autorizado pela Anvisa sob a RDC 327/2019.

Leia também: 78% dos brasileiros são favoráveis à cannabis para uso medicinal, segundo pesquisa

Highlights demográficos

O apoio à liberação da cannabis para fins medicinais é maior entre pessoas que cursaram o ensino superior (86%) e os que têm renda mensal de 2 a 5 salários mínimos (78%) ou de mais de 5 salários mínimos (81%). Cai na região Norte (35%) e entre os que tem 60 anos ou mais (46%).

Leia abaixo os recortes por sexo, idade, região, escolaridade e renda.

pd maconha medicinal 4 jan 2022 02 61% dos brasileiros apoiam liberação da maconha para uso medicinal, mostra pesquisa

Liberação x avaliação de Bolsonaro

O apoio à liberação é maioria mesmo entre os que consideram Bolsonaro “bom” ou “ótimo” (51%). Entre os que avaliam o trabalho do presidente como “ruim” ou “péssimo”, vai a 67%.

pd maconha medicinal 4 jan 2022 03 61% dos brasileiros apoiam liberação da maconha para uso medicinal, mostra pesquisa

Leia mais:

Governo Bolsonaro não tem capacidade de regular a cannabis

#PraTodosVerem: fotografia em vista inferior que mostra três colas robustas de um cultivo de maconha contra a luz do sol e, ao fundo, fora de foco, outro ramo do plantio e vegetação. Foto: Rafael Rocha | Smoke Buddies.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!