Da lata para o cachimbo: Será que Popeye fumava maconha?

Da lata para o cachimbo: Será que Popeye fumava maconha?

Popeye Maconheiro?

Se você é fã do Marinheiro Popeye e não quer desmitificar a sua imagem, avisamos que a explanação a seguir poderá detonar a sua ‘velha’ infância.

Por que o Popeye comia espinafre pelo cachimbo?  Será que era mesmo espinafre? Ou poderia ser outra coisa? O que há por trás disso? Seria uma metáfora proibida?

Criado pelo cartunista Elzie Crisler Segar, em 17 de janeiro de 1929, e adaptado para desenho animado em 1933 pelos irmãos Dave e Max Fleischer, Popeye é um dos mais amados e conhecidos personagens animados no mundo todo. Desde a sua criação, Popeye e seu cachimbo se tornaram um fenômeno global, com milhões de crianças comendo espinafre na esperança de que a ‘erva-daninha’ os tornaria tão forte quanto o lendário marinheiro, que está sempre protegendo sua namorada, Olívia Palito, das garras de seu eterno inimigo: Brutus. No entanto, será que Popeye comia mesmo espinafre ou seria uma metáfora para associar a uma outra erva ‘mágica’, a querida maconha?

O nome “Popeye” vem de Pop (estourado) e Eye (olho).

Algumas teorias e causos confrontam a ideia de que o que havia na lata não seria simplesmente o mais puro espinafre que Popeye utilizava. Durante a década de 30, na época em que o Popeye foi criado, a palavra “espinafre”, em inglês “spinach”, era usada como uma gíria por quem fumava um beck. Um clássico exemplo do uso da expressão é a música “The Spinach Song”, gravada em 1938 pela banda de jazz Julia Lee & Her Boy Friends (ouça no final), como também as propagandas anti-maconha da época, que passavam a mensagem que a maconha dava super força e pensamentos estranhos. Além disso, o seu fiel amigo, Dudu, vivia na larica por hambúrgueres, entre outras evidências de que o espinafre do Popeye também era maconha.

Quem esclarece melhor o assunto é a galera do Canal Você Não Sabia?. Aperte e confira:

Julia Lee & Her Boy Friends – The Spinach Song

mm

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!