Se fosse, tudo bem

Se Fosse tudo bem - Crônica Maconha - Smoke Buddies

Nosso lugar é dentro do banheiro, como a cocaína? Não, não, não! Maconha é liberdade! Entenda mais sobre o tema na crônica de Gabriel Murga para o Smoke Buddies.

A realidade dos usuários de maconha no Brasil apresenta peculiaridades em diversos sentidos. Vou me atentar a um deles, com uma história curiosa que pode parecer familiar aos fumadores-leitores ou mesmo simpatizantes que colam com a galera que gosta de fumar um de remédio.

É bastante natural, mesmo sendo da paraguaia, fumar em ambientes livres, praças, ou qualquer pico onde nem todo mundo morre de amores pela erva.

Que aperte o próximo base quem não levou uma trava, especialmente por causa do cheiro da marola. E aí vem uma frase que muda apenas de sotaque, mas já escutada do Amapá aos Pampas.

“Cara, se fosse pó tava tudo bem, tu ia no banheiro e tava resolvido. Agora apaga essa porra”.

Lembro de uma festa no Garage, reduto do roque’n’roll carioca que ouvi essa de um donos do lugar enquanto ele jogava uma ponta numa poça. Ele parecia ter propriedade em sua afirmação. Pensei rindo enquanto saia pra continuar o ato.

Atentemos a correlação da ideia de que fumar um trás liberdade, mesmo que seja na malocado. Não é sempre que temos o mar como grande facilitador. Ou mesmo um lugar que seja totalmente safo.

Mas em alguns bares, ou casas é relativamente fácil fumar um, na área de fumante ou mesmo em alguma parte interna. Quando muito, em alguma calçada próxima.

Mas é questão de tempo.

Nosso lugar não é dentro do banheiro

O tempo do atraso está perto do fim.

Cheire bem ou não, aos que recriminam.

¹ Gabriel Murga tem 26 anos e é jornalista, ator e criador da página Brisa de Cultura no Facebook.

mm

Sobre Gabriel De Lucia Murga

Assessor de imprensa, relações públicas e jornalista freelancer formado pela UERJ. Já trabalhou na Folha de São Paulo, no jornal Lance!, na assessoria de imprensa da Árvore de Natal da Bradesco Seguros (entre 2012 e 2014) e no escritório brasileiro da Anistia Internacional (entre 2016 e 2018). Colabora regularmente para a Smoke Buddies e Socialista Morena. Já colaborou com a revista Cáñamo na Espanha e no Chile, a Diga Communications UK, o Prêmio Gilberto Velho Mídia e Drogas 2017, entre outras organizações públicas e privadas. Lançou seu primeiro livro em 2018, "Brisas" pela Autografia Editora, e seu primeiro trabalho como compositor de música brasileira, o EP "77 Rotações". Contato, críticas e sugestões em: gabrieldeluciamurga@gmail.com
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!