Sanjay Gupta explica sua mudança de opinião em relação à maconha em podcast

sanjay gupta Sanjay Gupta explica sua mudança de opinião em relação à maconha em podcast

O correspondente médico chefe da CNN falou sobre como mudou de cético sobre a cannabis para um apoiador após perceber o viés tendencioso da divulgação feita nos EUA de estudos focados nos danos potenciais da planta e, então, olhar para pesquisas realizadas em outros países que investigavam as aplicações terapêuticas da maconha. As informações são do Marijuana Moment, com tradução pela Smoke Buddies

O principal correspondente médico da CNN, Sanjay Gupta, nem sempre concordou com a maconha medicinal, mas as coisas mudaram quando ele procurou a ciência, disse ele durante uma entrevista no Joe Rogan Experience na quarta-feira (13).

Mas para encontrar a ciência, que no final das contas o convenceu do potencial terapêutico da cannabis, ele teve que olhar internacionalmente, porque parecia haver um “conjunto de dados muito tendencioso” nos EUA que se concentrava quase exclusivamente nos danos potenciais ao invés dos benefícios.

gravital sb Sanjay Gupta explica sua mudança de opinião em relação à maconha em podcast

“Se você está apenas olhando artigos — bem, este [diz que há] um dano potencial de longo prazo, este um vício possível, este uma porta de entrada — você sabe, você está vendo todos aqueles estudos individuais, mas em um nível mais amplo, um passo à frente, você percebe que a maioria dos estudos que estão sendo financiados são projetados para procurar danos”, disse Gupta.

“Quando eu vi isso, foi a primeira vez que pensei ‘bem, por que os estudos estão sendo divulgados, por que todos eles foram projetados para procurar danos?’”, ele disse. “Então comecei a olhar para outros países, e algumas pesquisas realmente boas de lugares como Israel em particular”.

Cientistas de fora dos EUA estavam adotando uma abordagem diferente, investigando possíveis aplicações terapêuticas da maconha para doenças como dor e convulsões. Isso — combinado com o testemunho do impacto mensurável dos canabinoides em crianças com epilepsia severa — mudou a opinião de Gupta sobre o assunto. E ele deu um passo ousado em 2013 ao escrever um artigo para a CNN explicando por que sua perspectiva mudou de ser um cético sobre a cannabis para um apoiador.

Leia também: Médico se desculpa por artigo contrário ao uso medicinal da maconha

Isso foi em uma época em que os primeiros estados americanos estavam começando a legalizar a maconha para uso adulto, forçando as pessoas a considerar as implicações de acabar com a proibição e dar aos adultos acesso à planta. Ler um artigo de um médico de renome que desafiou a narrativa de que a cannabis é totalmente má pode muito bem ter feito para mudar corações e mentes em um momento crucial.

Antes de escrever esse artigo, Gupta também apresentou uma série documental da CNN chamada “Weed”, que também explorou a ciência e as experiências do mundo real de pessoas que viram benefícios dramáticos para a saúde com o uso de cannabis.

Rogan disse a Gupta que “realmente respeitei o fato de você ter feito essa mudança de opinião publicamente”.

“Quando você estava falando sobre a maconha pela primeira vez, estava falando sobre ela como se não tivesse nenhum benefício médico e fosse na verdade apenas uma droga recreativa que era possível ou provavelmente prejudicial”, disse o podcaster. “Mas então, após um exame mais aprofundado, você mudou publicamente sua posição e, ao fazê-lo, realmente examinou todas as evidências científicas.”

“Eu realmente admirei isso por que requer muita coragem, por que muitas pessoas, quando têm uma ideia e a proclamam publicamente, se dobram e [usam] apenas o viés de confirmação e tudo o aquilo, você sabe, que sirva como câmara de eco e fontes de notícias que elas podem obter para confirmar sua posição inicial”, disse ele. “Você não fez isso, e eu pensei ‘essa é uma pessoa que pensa de verdade, está tentando descobrir honestamente o que está acontecendo, em vez de apenas trabalhar para estar certo’”.

Leia mais: Mais de dois terços dos médicos reconhecem o uso medicinal da cannabis nos EUA

Rogan é conhecido como um defensor da reforma das políticas de drogas e muitas vezes aproveita a oportunidade para discutir questões como a maconha e os psicodélicos com os convidados em seu podcast.

O empresário de tecnologia Elon Musk se meteu em apuros depois de fumar um cigarro com Rogan em 2018, e ele fez outra aparição no programa neste ano, onde argumentou que há exagero em relação ao CBD, apenas para ser questionado com a ciência pelo apresentador.

Em 2019, Rogan relembrou uma época em que assistiu à estreia de um filme com o comediante Dave Chappelle, que disse ter tomado cogumelos mágicos que recebeu de um estranho antes do longa.

Naquele ano, o ex-boxeador Mike Tyson falou com o apresentador do podcast sobre trips com psicodélicos e fumar maconha.

Em 2019, o senador Bernie Sanders (I) conversou com Rogan sobre seu apoio à legalização da maconha.

O representante Tulsi Gabbard (D) foi ao podcast no ano anterior e falou longamente sobre a necessidade de legalizar a maconha e reformar o sistema de justiça criminal. Rogan também aproveitou a oportunidade para falar um pouco sobre os benefícios médicos dos psicodélicos.

O podcaster também debateu os méritos da legalização da maconha com um congressista republicano, o representante Dan Crenshaw (D), que finalmente admitiu que a cannabis medicinal deveria ser federalmente legal e os estados deveriam ter o poder de estabelecer suas próprias políticas de legalização.

Leia também:

CRM do Paraná é contrário à divulgação do uso medicinal da cannabis

#PraTodosVerem: fotografia mostra Sanjay Gupta usando uma camisa de cor escura e um fone de ouvido circumaural, enquanto fala a um microfone de estúdio, à frente de uma cortina vermelho-falu. Imagem: captura de tela do Joe Rogan Experience.

smokebuddies logo2 Sanjay Gupta explica sua mudança de opinião em relação à maconha em podcast

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!