Salvo Conduto: Filme sobre uso medicinal da maconha estreia no Youtube

salvo conduto filme capa Salvo Conduto: Filme sobre uso medicinal da maconha estreia no Youtube

Dirigido por Fernanda Carvalho, o curta-metragem Salvo Conduto mostra o drama e história de cinco famílias que contrariam a lei pela saúde dos pacientes da maconha no Brasil.

O documentário “SALVO CONDUTO” conta a história de cinco famílias que precisam cultivar a Cannabis como tratamento para doenças graves. O curta-metragem propõe uma reflexão sobre a política de drogas no Brasil e a saga enfrentada por pacientes para conseguir o medicamento, normalmente caro e inacessível para a maioria da população. Contrariando até mesmo as leis, pais e mães desafiam, inclusive, o risco de prisão pela vida dos filhos.

Conversamos com Fernanda Carvalho, diretora do filme, para desvendarmos um pouco mais sobre o curta. “O filme chegou até mim, através da Drª. Daniela Tamnini, que é uma amiga e advogada de Júlia, que tem um Habeas Corpus em Brasília”, conta. “Muitas famílias entraram em contato com ela, vivendo o mesmo problema. Diante disso ela me procurou e perguntou se eu faria o filme. Topei na hora”. Júlia é uma das crianças do documentário e sua família possui um Salvo Conduto para o cultivo e produção caseira do óleo à base de cannabis.

Com a urgência da causa sendo a maior motivação para produzi-lo, Fernanda enxerga além: “a motivação vem da necessidade do debate, debate esse, que na minha opinião não deveria existir”, e completa, “tempos medievais”.

Diante de toda a movimentação no cenário político nacional, sem sabermos o que está por vir com o ‘governo mito’ quanto ao debate e à regulação das culturas, cultivos e uso terapêutico da cannabis, Carvalho conta: “espero que o debate progrida de fato, já que essa é uma questão grave de saúde pública, isso sem falar na falida política antidrogas. Precisamos trocar o preconceito pela ciência. Pessoas estão morrendo pela proibição”.

Mesmo diante de um amplo conservadorismo se instalando no país e suas políticas, Fernanda acredita que tudo vem na hora correta. “A moral da sociedade é o que determina nossas leis. Então, quanto mais informação, menos ignorância. Acredito, de verdade, que a união faz a força”.

lazy placeholder Salvo Conduto: Filme sobre uso medicinal da maconha estreia no Youtube

#PraCegoVer: cartaz do filme, onde vemos em destaque e ao centro a expressão “Salvo Conduto”, logo acima dela o texto “Um filme de Fernanda Carvalho” e mais abaixo a frase “Inexigibilidade de conduta diversa”, na cor branca. No segundo plano vemos partes de folhas e flores de um pé de maconha. Créditos: Divulgação.

No Brasil pais e mães desafiam, inclusive, o risco de prisão para cultivar maconha e ter a chance de garantir mais qualidade de vida aos entes queridos. Mesmo com todos os benefícios, debates e resultados promissores, no tratamento de doenças de difícil controle, o cultivo caseiro, a produção e uso da cannabis ainda não é autorizado.

Em 2015, a Anvisa reclassificou o canabidiol – substância sem efeito psicoativo encontrada na maconha – como substância controlada, permitindo sua prescrição. No entanto, o acesso ao medicamento, devido ao alto custo e poucos médicos dispostos a prescrever, ainda é um processo árduo.

Leia: Medicamentos à base de Canabidiol ainda são de difícil acesso no Brasil

Leia também: Autorizado no Brasil, remédio de maconha é pouco prescrito por médicos

Atualmente, o debate pela descriminalização do cultivo caseiro para fins medicinais encontra-se na CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal – após ser aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O curta-metragem Salvo Conduto teve sua estreia realizada no começo de dezembro em Brasília e chega hoje (7) ao Youtube e Facebook:

Convoque o pai, a mãe, os tios e avós, chame geral e ajude a normalizar o tema para toda a sociedade, como Fernanda disse acima: “Precisamos trocar o preconceito pela ciência. Pessoas estão morrendo pela proibição”. 

Assista no player abaixo:

#PraCegoVer: imagem de capa traz um recorte do cartaz do filme, onde vemos em destaque a expressão “Salvo Conduto” (que ocupa quase toda a extensão da imagem) e sobre ela o texto “Um filme de Fernanda Carvalho”, em fonte menor, na cor branca. No segundo plano pode-se ver partes de folhas e flores de um pé de maconha. Créditos: Divulgação.

lazy placeholder Salvo Conduto: Filme sobre uso medicinal da maconha estreia no Youtube

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!
[mailpoet_form id="2"]
Deixe seu comentário