Qual a temperatura certa para o Rosin?

 Qual a temperatura certa para o Rosin?

Ao contrário do que você pode ter ouvido, não existe uma temperatura perfeita para prensar um Rosin de qualidade, mas quando você encontra a temperatura ideal para sua genética e para seu objetivo, está um passo mais próximo de criar extrações que vão impressionar qualquer um. Confira no texto de Felipe del Valle

Encontrar a temperatura ideal de trabalho é um ponto chave para um Rosin de qualidade. No entanto, existem inúmeras variáveis que influenciam na temperatura, como genética, qualidade e tipo do material inicial (flores ou hash) e o tipo de textura, consistência e aparência que você está buscando.

Leia tambémCaça ao tesouro: como identificar genéticas para extrações sem solventes

gravital sb Qual a temperatura certa para o Rosin?

Baixa vs alta temperatura 

A faixa de temperatura mínima e máxima para a extração de Rosin de qualidade fica entre 60 ºC e 105 ºC. 

Podemos dizer que a baixa temperatura seria entre 60 ºC e 75 ºC. Nessa faixa, podemos esperar alcançar uma textura de manteiga ou massa, muitas vezes logo na saída da prensa. A genética influencia bastante na textura da resina e chegar na temperatura ideal requer testes.

rosin baixa Qual a temperatura certa para o Rosin?

Live Rosin (feito com Ice Fresh Frozen) prensado a 65 ºC. Foto: Overgrow.

Como a degradação dos terpenos é mínima, muitos preferem a baixa temperatura para preservá-los melhor. No entanto, muitos terpenos se modificam durante o processo e não necessariamente se perdem, por isso, vale experimentar para ver as diferenças do produto final da mesma genética. 

A baixa temperatura também pode sacrificar bastante o rendimento, especialmente se o material inicial for flores. Por conta disso, essa faixa de temperatura é ideal para prensar material inicial de alta qualidade, como Ice Hash feito na água e gelo ou então o Dry Sift bem filtrado. Além disso, a baixa temperatura normalmente exige um tempo maior de prensagem, normalmente entre 2 a 5 minutos.

Leia também Live Rosin: o puro creme da resina viva

A alta temperatura ficaria entre 75 ºC e 90 ºC. Em alguns casos, você pode considerar temperaturas de até 105 ºC. Nessa faixa, a consistência pode ficar mais oleosa ou cremosa. 

Com a temperatura mais alta, você pode ter maior degradação de terpenos, mas é recomendada para alguns casos ou por conta da qualidade do material inicial. Prensar em alta temperatura é normalmente recomendado para Rosin de flores e Dry Sift, aumentando o seu rendimento na maioria dos casos. Essa faixa de temperatura exige um tempo menor de pressão, algo entre 45 segundos e 3 minutos.

ROSIN ALTA Qual a temperatura certa para o Rosin?

Hash Rosin de Dry Sift prensado a 85 ºC. A cor mais escura se dá mais por conta do material inicial que passou pelo processo de secagem do que pela temperatura utilizada no processo. Foto: Overgrow.

É importante ressaltar que esses números são apenas um guia, um ponto de partida para chegar nos resultados que você espera. Tudo vai depender da sua preferência pessoal. Experimente temperaturas diferentes com genéticas diferentes e descubra um mundo de sabores, texturas e potências.

Vale lembrar que quando o assunto é maximizar a qualidade, outros fatores precisam ser considerados além da temperatura: o material inicial, se é uma genética rica em tricomas, se possui umidade ideal. Para flores, a umidade ideal é entre 55% e 62% e o excesso dela é um inimigo.

Quando utilizar Ice ou Dry Sift, verificar se a extração é de qualidade, se não está contaminada demais ou mal armazenada. Isso influencia o rendimento e também a qualidade final.

A Overgrow é a primeira empresa brasileira de produtos para extração sem solvente. Quer conhecer mais sobre esse assunto? Baixe agora mesmo o e-book sobre extrações sem solvente da Overgrow AQUI.

Se inscreva no canal Melt Labs no Youtube com vídeos sobre extração, cultivo, uso medicinal e adulto, workshops e muito mais.

Ainda não segue a Overgrow no Instagram? Siga o perfil @overgrow.shop clicando aqui.

Leia também:

Do ICE à Temple Ball com o mestre hashishin Frenchy Cannoli

#PraTodosVerem: fotografia de capa mostra vista aérea de um pote redondo de vidro com uma porção de Rosin de cor e consistência que remetem a uma pasta de amendoim. Foto: Overgrow.

cropped logo og preto 1 Qual a temperatura certa para o Rosin?

Sobre OverGrow

Criada em 2018, pelos sócios Felipe Del Valle e Jorge Mendes, a OverGrow Shop é uma empresa brasileira especializada em equipamentos e acessórios para extrações sem solvente, purificação e filtragem. Após muita pesquisa no segmento, a OverGrow nasce no mercado brasileiro com produtos de alta qualidade proporcionando uma experiência segura e eficiente em todos processos de extrações naturais. Seja a seco ou úmido, em alta ou baixa temperatura, por filtragem ou em alta pressão. Trabalhamos para trazer as melhores soluções para a produção de concentrados e óleos essenciais de flores ou ervas terapêuticas e medicinais. Aproveite o que a natureza tem de melhor para te oferecer. https://overgrow.shop/
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!