Roll on de cannabis: o futuro da medicina esportiva

esportiva Roll on de cannabis: o futuro da medicina esportiva

Novidade no mercado, o roll on promete assumir protagonismo na recuperação de atletas e praticantes de exercícios físicos

Logo depois de realizar um exercício, você já deve ter usado medicamentos para aliviar as suas dores ou, no caso dos mais dedicados, para a recuperação dos músculos. Analgésicos e anti-inflamatórios são algumas das soluções utilizadas.

O que muitas pessoas não sabem é que a melhor solução para o tratamento é à base de cannabis. Feito por compostos como canabicromeno (CBC) e canabidiol (CBD), o roll on é considerado a opção mais adequada para os problemas musculares.

Além de amenizar as dores e auxiliar na recuperação do músculo, o produto também evita danos para o organismo, por sua absorção ser apenas no local em que foi aplicado, evitando que atinja outros pontos do corpo.

O roll on de cannabis foi criado para apresentar uma nova alternativa para os praticantes de exercícios físicos.

A sua utilização ajuda no tratamento das dores musculares e fornece um melhor desempenho nos treinos, uma vez que cuida da restauração dos músculos.

“Além de reduzir o uso desenfreado de analgésicos opioides ou anti-inflamatórios de forma sistêmica, para os atletas representa uma boa alternativa aos produtos tópicos à base de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), como cetoprofeno e diclofenaco”, disse Jéssica Durand, médica especializada em esportes.

Roll on x anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) 

Ambos são formas de tratamento para problemas musculares. O que difere é justamente o efeito que eles geram para outras partes do organismo.

O uso de anti-inflamatórios não esteroidais pode mascarar um quadro clínico osteomuscular mais grave, uma vez que pode causar um efeito contrário do desejado no pós-treino, não ajudando na recuperação e agravando lesões.

Além disso, esse tipo de medicamento pode ocasionar o surgimento de novos problemas de saúde, uma vez que permite que o corpo filtre o seu conteúdo e espalhe para outros órgãos. Gastrite, úlceras, insuficiência renal e hepatite medicamentosa são algumas das doenças que podem ser causadas por esse remédio se for consumido em excesso.

Já no Purodiol, um dos exemplos de medicamentos canábicos em forma de roll on, isso não ocorre, pois ele não permite uma absorção exagerada do produto, o que atrapalha a infiltração cutânea, garantindo o efeito apenas no local aplicado.

Tem outras finalidades?

Sim, algo que inclusive o diferencia no mercado. O Purodiol também funciona como tratamento para pessoas que sofrem com lesões osteomusculares e para a prevenção de outras degenerações nos músculos.

Segundo Jéssica Durand, esses fatores vêm agradando bastante o meio esportivo, um grande respaldo para a continuação do projeto:

“Diversos estudos têm sido realizados para conseguir comprovar os diversos benefícios dos produtos tópicos à base de cannabis e, com o uso de canabidiol liberado pela Agência Mundial Antidoping (WADA) e com a maior flexibilidade ao uso e acesso aos outros fitocanabinoides, a comunidade esportiva tem se mostrado muito aberta a esse uso”.

Já está em uso 

O roll on já está sendo utilizado, principalmente por atletas profissionais e amadores que têm uma intensa rotina de exercícios físicos.

Aos poucos, vem se criando um movimento para regulamentar o uso do produto para quem realiza treinos de forma esporádica, devido ao sucesso do medicamento na prática clínica.

Sobre a comercialização, várias empresas de fora do Brasil já estão adotando o roll on de cannabis em seu catálogo. A possibilidade de importação existe, para isso, basta uma consulta médica e uma prescrição individualizada.

Leia também:

Redução de Danos: o que é e como funciona?

#PraTodosVerem: foto aérea mostra uma mulher com cabelo preso e roupa de ginástica sentada na grama e alongando as pernas. Crédito: LyfeFuel | Unsplash .

cannalize  06 Roll on de cannabis: o futuro da medicina esportiva

Sobre Cannalize

A Cannalize é um portal segmentado com o foco em trazer educação ao público, tanto sobre a cannabis medicinal quanto o uso adulto. O objetivo é responder todas as dúvidas sobre o universo canábico, desmistificar mitos e informar de forma embasada em e ancorada em especialistas e pesquisas científicas.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!