Xô, praga: conheça três bioindicadores comuns e como evitá-los

cultivo flores dave Xô, praga: conheça três bioindicadores comuns e como evitá los

Pesadelo dos cultivadores, hóspedes indesejadas dos jardins, inimigas da integridade das hortas – as famosas pragas também são indicadoras valiosas sobre a qualidade do sistema e revelam lições (às vezes, bem amargas) sobre aspectos do grow que precisam de atenção

Um cultivo controlado, como o indoor, replica condições naturais com o intuito de maximizar resultados e minimizar riscos, como infestações. Porém, assim como na natureza, não só de simbiose vivem os sistemas. E, no manejo de plantas aromáticas, comestíveis, terapêuticas e ornamentais, o surgimento de pragas deve não apenas ser controlado, mas entendido e prevenido.

A seguir, a Raiz lista três bioindicadores comuns, explica o que eles querem dizer sobre o ambiente e como evitar seu aparecimento.

site sb Xô, praga: conheça três bioindicadores comuns e como evitá los

Ácaros

Já ouviu falar em spider mites? Se não, você tem sorte. Os malfadados fazem parte de uma família de ácaros chamada Tetranychidae, que inclui mais de 1200 espécies de minúsculas aranhas, que sugam a seiva das plantas enquanto se escondem na parte de trás das folhagens, formando teias bem fininhas, felizmente perceptíveis.

giftrimbim1 Xô, praga: conheça três bioindicadores comuns e como evitá los

Dica:

Parte da rotina de manejo é identificar bioindicadores

de início, e evitar que se repliquem e espalhem.

São uma praga comum em cultivos outdoor, e podem sinalizar contaminação do grow por agentes externos. No caso dos ‘ácaros aranha’, aplicar óleo de neem diluído em água é uma boa alternativa – mas, atenção: só vale para sistemas indoor, e na fase vegetativa.

Leia também – Outono: quais os cuidados especiais de cultivo na estação?

Cochonilhas

Suas formas e cores podem variar, do branco ao marrom, do aveludado ao rígido, mas os sinais são os mesmos. As cochonilhas são pequenos insetos que geram infestações, muito comuns em plantas ornamentais, que podem ser fatais. Esta praga indica condições inadequadas de cultivo, tais como escassez de cálcio, baixa ventilação ou ainda a eliminação de predadores naturais, como as joaninhas, que inclusive são indicadas como controle biológico de pragas pela Embrapa – sobretudo, para combater a cochonilha-rosada.

Dica:

Nem todos os bichinhos que você encontra na sua horta são

sinais negativos: minhocas, joaninhas e abelhas são bem-vindas no canteiro,

e bioindicadores de um ambiente saudável.

Pulgões

Pequeninos insetos ovalados que se alimentam de seiva e adoecem as plantas, pulgões podem ser encontrados em brotos, flores e até raízes, em várias cores. Suas infestações podem indicar pouca irrigação do solo, ou excesso de nitrogênio – e uma nutrição equilibrada em macro e micronutrientes pode ajudar a evitar seu surgimento. O controle mecânico pode funcionar, dependendo de onde a infestação se instalou: um jato d’água ou uma limpeza com algodão, água e sabão neutro podem ser efetivos para eliminar os insetos de folhas e caules, por exemplo. Mas, vale ponderar o que é preciso fazer para que a praga não volte.

Dica:

Cuidado ao ler sinais isolados de deficiência – é necessário

observar o sistema como um todo antes de definir um diagnóstico e apontar uma ação.

Leia também:

Tecnologia em favor do cultivo: seis gadgets para alta performance

#PraCegoVer: Fotografia que mostra as inflorescências, com pistilos brancos e laranjas, de várias plantas de maconha, com foco em uma delas, no lado esquerdo do primeiro plano. Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

120601318 3410119045722723 3091929468635872427 n Xô, praga: conheça três bioindicadores comuns e como evitá los

Sobre Raiz Cultivo

🌱 Growshop fundada em 2010 especializada em cultivo indoor, orgânico, horticultura e hidroponia, com três unidades no Rio de Janeiro. Whatsapp's - Raiz Barra (21) 99262-2456, Raiz Glória (21) 98136-7121 e Raiz Niterói (21) 99613-2999
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!