Quinta edição da mostra ‘As Histórias da Cannabis em Filmes e Debates’ acontece em Paraty (RJ)

Fotografia em vista superior que mostra uma câmera analógica com a lente voltada para pequenas flores de maconha, que se juntam em uma porção no canto direito da imagem, sobre uma superfície cinza. Foto: Luiz Michelini. live

Com realização do coletivo João do Rio, a mostra acontece entre os dias 11 e 14 de setembro no Centro Histórico de Paraty (RJ)

“Porque uma ‘guerra às drogas’ que legitima a morte em nome da vida? Com a realização dessa mostra de cinema, nos juntamos a outras iniciativas na denúncia da violência sistemática exercida pelo Estado brasileiro direcionado, principalmente, a uma parcela da população, pobres e pretos de favelas e bairros periféricos”, diz o texto que convida o público a participar da V mostra ‘As Histórias da Cannabis em Filmes e Debates‘, que acontece entre os dias 11 e 14 de setembro, em Paraty (RJ).

O evento, aberto ao público, traz uma programação que incita e engaja os participantes, através da mistura entre cinema e diálogo social, na conversa sobre maconha, direitos, justiça e cidadania. Na estreia, às 18h30 do dia 11, o curta “Maconha e Espiritualidade”, dirigido por Leticia Miranda, é seguido pelo longa “Legalize Já Amizade Nunca Morre”, com direção Gustavo Bonaté e Johnny Araújo e estrelado por Ícaro Silva no papel de Skunk.

Outros títulos incluem os documentários “A Dor dos Outros”, de Tarso Araújo, e “Estado de Proibição”, realização da Plataforma Brasileira de Politicas de Drogas (PBPD), e os longas “Faroeste Caboclo”, com direção de Renê Sampaio, e “Auto de Resistência”, dirigido por Natasha Neri e Lula Carvalho.

Entre os debates que a mostra propõe para esta edição, que acontece na Casa da Cultura de Paraty, no centro histórico da cidade, o “Guerra às Drogas”: Uma estratégia racista de controle social contará com a participação da jornalista Renata Souza, primeira mulher negra presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ, e de Ronaldo Santos, educador, músico e liderança nacional do movimento quilombola e do Fórum de Comunidades Tradicionais.

Já o Dr. André Barros, colunista na Smoke Buddies, falará sobre legislação, enquanto o Dr. Eduardo Farevet trará conhecimento do uso terapêutico da planta e Bernardo Monteiro sobre cultivo dentro do tema “O uso terapêutico da Cannabis – Maconha”.

SERVIÇO

V Mostra ‘As Histórias da Cannabis em Filmes e Debates’

11, 12, 13 e 14 de setembro de 2019

Casa da Cultura de Paraty

Realização: Coletivo João do Rio
Parceria: Casa da Cultura de Paraty
Galpão Bela Maré
Observatório de Favelas
Apoio: CTAV Centro Técnico Audiovisual, Canal Curta!, Gávea Filmes, MLM Movimento pela Legalização da Maconha, Planta na Mente, Abracannabis (Associação Brasileira para Cannabis), Espaço Montagem, MUTA.

Leia também:

“Não existiria a Bossa Nova sem a maconha”, diz Gilberto Gil

#PraCegoVer: Fotografia (de capa) mostra câmera analógica em fundo cinza e, saindo da lente, pequenas flores de maconha, que se juntam em uma porção no canto direito da imagem. Foto: Luiz Michelini.

mm

Sobre Thaís Ritli

Thaís Ritli é jornalista especializada em cannabis e editora-chefe na Smoke Buddies, onde também escreve perfis, crônicas e outras brisas.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!