Em Quebec (Canadá), residentes devem mostrar prova de vacinação para acessar lojas de maconha

buds cone vidro Em Quebec (Canadá), residentes devem mostrar prova de vacinação para acessar lojas de maconha

Segundo medida anunciada pelo ministro da Saúde de Quebec, a partir de 18 de janeiro, o acesso a estabelecimentos que vendem álcool e cannabis ficará condicionado à apresentação do passaporte de vacinação

Os residentes da província canadense de Quebec que quiserem continuar acessando as lojas de bebidas alcoólicas e de cannabis terão que apresentar prova de vacinação contra Covid-19.

O ministro da Saúde de Quebec, Christian Dubé, fez o anúncio da medida nessa quinta-feira, durante uma coletiva de imprensa onde fez um balanço sobre a situação epidemiológica na província.

gravital sb Em Quebec (Canadá), residentes devem mostrar prova de vacinação para acessar lojas de maconha

“Acho que o primeiro objetivo é limitar os contatos e o segundo é protegê-los de si mesmos”, disse o ministro da saúde quebequense. “Estamos no ponto em que temos mais de 50% das pessoas não vacinadas em terapia intensiva”.

Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde de Quebec, a partir de 18 de janeiro, o acesso aos estabelecimentos que comercializam álcool e maconha — sob o controle da Société des alcools du Québec — ficará condicionado à apresentação do passaporte de vacinação.

Leia mais: Vendas de álcool e cannabis aumentam no Canadá durante a pandemia, diz estudo

Outros serviços não essenciais, incluindo cuidados pessoais, podem ser adicionados nas próximas semanas. Além disso, estão em curso discussões para adicionar a dose de reforço ao passaporte de vacinação, acrescenta o órgão.

“Deixe-me ser bem claro. Se eles não podem se proteger, nós os protegeremos de si mesmos”, disse ministro da saúde Christian Dubé. “E vamos nos certificar de que eles entendam muito claramente que se eles não querem ser vacinados então devem ficar em casa”.

De acordo com projeções do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Serviços Sociais (INESSS), as hospitalizações aumentarão dramaticamente em Quebec até meados de janeiro, com potencial para 3.000 pessoas hospitalizadas e 400 pacientes em terapia intensiva.

Com 8,5 milhões de habitantes, Quebec contabiliza um total de 11.846 mortes relacionadas à Covid-19 e 696.182 casos documentados, segundo dados divulgados pelo ministério da saúde da província.

Enquanto isso o Brasil já soma 22,3 milhões de casos confirmados e 620 mil mortes por Covid-19, segundo dados da plataforma Our World In Data.

Leia também:

Quebec: 70% das compras de maconha são feitas no mercado legal

#PraTodosVerem: fotografia mostra um recipiente transparente cônico contendo buds de maconha em tons de verde e laranja e um fundo rosa-salmão. Foto: THCamera Cannabis Art.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!