“Quando falei de maconha, minha mãe mandou eu me tratar, hoje ela faz uso medicinal”

flor cultivo dave 1 “Quando falei de maconha, minha mãe mandou eu me tratar, hoje ela faz uso medicinal”

O primeiro passo foi quebrar o tabu na família, depois veio a criação do coletivo que promoverá seu quinto fórum sobre maconha medicinal

Na Cidade do Sol, como é conhecida a capital potiguar, um grupo de amigos resolveu dar a cara à tapa e mostrar para a sociedade que a cannabis regulamentada é um caminho muito melhor do que a proibição, promovendo o debate e a ciência.

 “O Delta9 era pra ser só um evento e se transformou em um coletivo, muitas pessoas fazem parte do Delta9 hoje”, diz Felipe Farias, um dos organizadores do Fórum Delta9, durante live com Dave Coutinho transmitida no Instagram da Smoke Buddies.

lazy placeholder “Quando falei de maconha, minha mãe mandou eu me tratar, hoje ela faz uso medicinal”

“Até meus 22 anos, eu era contra. Eu falava: ‘pessoal não fume, não faça isso’. Muitas pessoas fumavam cigarro e eu falava pra elas: ‘pelo menos fume maconha, em vez de fumar cigarro, cigarro é pior que maconha’. Eu já sabia disso, eu estudava e sabia um pouquinho, mas ainda não tinha parado para estudar de verdade”.

Felipe afirma que ao estudar mais, por acreditar que informação, educação e ciência é tudo, começou a mudar um pouco seus conceitos, a ponto de hoje estar fazendo um evento a favor da maconha.

“O Fórum, hoje, é pra você quebrar barreira, pra você chegar lá com informação, com conteúdo, e falar ‘entendi, é a ciência falando, não é achismo, é ciência’, então são testes, são análises, são pesquisas que você não tem como contra-argumentar”, afirmou Felipe.

“Primeiro, eu consegui convencer a minha família, que foi bem barra… minha mãe quando ficou sabendo da minha conexão com a maconha, falou ‘não, você vai a um psiquiatra agora, meu filho é um drogado’, aí eu falei ‘eu vou, mas se você estudar comigo maconha’ e ela topou e hoje minha mãe faz uso medicinal da maconha. Ela era contra e hoje ela faz uso para insônia e enxaqueca.”

Felipe Farias, da Plataforma Delta9.

O primeiro evento do coletivo aconteceu sob o nome ComCannabis e foi um debate entre duas pessoas contra e duas pessoas a favor da regulamentação da maconha. Segundo Felipe, a ideia foi trazer quem era contra a legalização para o debate e, após a edição de estreia, o grupo percebeu que ainda não era o suficiente, pois poucas pessoas contrárias apareceram.

Nisso fizemos a parceria com a UFRN, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eles falaram ‘Felipe, a gente quer fazer a parceria com vocês, porém, ComCannabis não dá’, e aí surgiu o nome Delta9, um nome científico (Delta9-THC, daí veio o nome), e fizemos parceria com a Universidade, com o Instituto do Cérebro e com o Sidarta [Ribeiro] que é o nosso carro-chefe”.

Flor da maconha

No bate-papo, Felipe também explanou a curiosa história de uma delegada que, durante um dos fóruns, foi até ele e falou que nunca tinha visto a tal flor da maconha a que se referiam os participantes: “Você e os palestrantes falam tanto da flor da maconha, eu nunca vi a flor da maconha, na minha mesa só chega tijolo, pra mim maconha é aquilo”.

“Doutora, se eu te mostrar uma flor de maconha, eu vou ser preso?”, perguntou o potiguar à delegada, antes de lhe mostrar um exemplar da famigerada flor da maconha, concedida por um profissional da saúde e usuário medicinal que tinha levado alguns buds ao evento. “Cheiro de mato né?” — indagou surpresa a policial, à que respondeu Felipe: “É uma planta, né, doutora”.

“Já está liberado, quem quer tem. O que estamos propondo aqui é regulamentar, é saúde, ter avisos como ‘você que não pode usar THC, saiba, este produto contém THC, pra você não faz bem’, para as pessoas terem acesso, terem informação”.

Leia mais: Fórum potiguar faz debate on-line sobre uso medicinal e descriminalização da cannabis

Fórum Delta9

Ratificado como um dos maiores fóruns nacionais que tratam sobre o espaço da cannabis, o Fórum Delta9 é realizado em conjunto pela Plataforma Delta9 e a Associação Reconstruir Cannabis Medicinal.

A Plataforma Delta9 é um grupo que promove conhecimento canábico, através de fóruns, cursos e bate-papos, sejam eles presenciais ou on-line, com o objetivo de informar a sociedade com temas relevantes sobre a cannabis e seu potencial terapêutico.

Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto do Cérebro (ICe), o Fórum Delta9 fomenta a pesquisa científica sobre a maconha e a sua importância para o avanço da sociedade.

Clique aqui e faça sua inscrição gratuita para o V Fórum Delta9: Cannabis, Bioeconomia e Saúde

Não espere precisar para apoiar

Com o slogan “Não espere precisar para apoiar”, o fórum destaca a importância de se apoiar a descriminalização da cannabis, difundindo os inúmeros benefícios da planta e quebrando a barreira do preconceito e tabus em torno do tema.

O evento vem, ao longo dos anos, ocupando um espaço cada vez mais significativo na mídia e, claro, na sociedade. Em suas quatro edições anteriores, o fórum reuniu importantes nomes de diversos segmentos para debater a cannabis com muita informação, pesquisas e dados atualizados.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Preparem-se! Vem aí o V Fórum Delt∆9. ⠀ Desta vez, em uma edição online com a transmissão diretamente dos nossos canais do YouTube e Instagram, o que permitirá superar a barreira do isolamento social e reunir milhares de espectadores das mais diversas regiões do país. ⠀ Venha fazer parte do maior debate e troca de conhecimento sobre Cannabis e todos outros aspectos que envolvem o tema. ⠀ V Fórum Delt∆9 🗓 De 1 a 4 de Junho 🕘 A partir das 18 horas 📺 YouTube: delta9cannabis e no Instagram @delta9com ⠀ Inscreva-se no nosso canal do YouTube (link na bio), acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. ⠀ 🎥 @levi_herrera ⠀ #delta9 #ciência #cannabis #medicina #saúde #vida #cannabismedicinal

Uma publicação compartilhada por DELTA9 (@delta9com) em

Serviço

V Fórum Delta9: Cannabis, Bioeconomia e Saúde — Edição Digital
Quando: de 1º a 4 de junho, a partir das 18h
Onde: Youtube e Instagram
Site: www.delta9cannabis.com.br
Informações: (84) 99962-6421
E-mail: forumdelta9@gmail.com

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra várias inflorescências de cannabis com pistilos alaranjados e brancos de um cultivo que preenche toda a imagem, do primeiro plano ao fundo, com foco em uma delas. Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!