Psicodélicos: centro de estudos é inaugurado no Texas (EUA)

Uma porção de comprimidos de cor laranja e formato oval que parecem flutuar próximos a uma superfície com o desenho psicodélico de vários círculos sobrepostos nas cores rosa, amarelo e vermelho.

O foco inicial do centro será em veteranos militares que vivem com Transtorno de Estresse Pós-Traumático, adultos com transtorno de luto prolongado ou depressão e aqueles que sofreram traumas na infância, segundo a Universidade do Texas

Como parte do interesse renovado em usar psicodélicos para tratar condições graves de saúde mental, especialmente para pessoas que não tiveram sucesso com tratamentos mais tradicionais, pesquisadores da Dell Medical School, da Universidade do Texas, em Austin, lançaram o Center for Psychedelic Research and Therapy — o primeiro centro desse tipo no Texas.

O centro conduzirá pesquisas clínicas para entender melhor o potencial de medicamentos como psilocibina, MDMA, ibogaína e ayahuasca para tratar depressão severa, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático quando usados ​​como parte do tratamento com um profissional treinado.

“Esta pesquisa trará mais rigor científico e experiência para estudar a terapia psicodélica”, disse o colíder do centro Charles B. Nemeroff, professor e presidente do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Dell Med. “Estudos recentes têm demonstrado uma promessa considerável para essas drogas quando incorporadas ao suporte clínico, e este trabalho tem o potencial de transformar a forma como tratamos condições como depressão e TEPT, e de identificar sinergias entre essas e outras terapias bem estabelecidas para alcançar a longo prazo benefícios para quem procura tratamento.”

O foco inicial do centro será em veteranos militares que vivem com transtorno de estresse pós-traumático, adultos com transtorno de luto prolongado ou depressão e aqueles que sofreram traumas na infância.

 

 

O Texas tem a segunda maior população de veteranos do país, com cerca de 1,6 milhão de americanos. Só a área central do Texas é o lar de mais de 250 mil veteranos, muitos dos quais enfrentam problemas de saúde mental difíceis e duradouros relacionados ao serviço militar.

O Mission Within e o Heroic Hearts Project, programas para veteranos interessados ​​em buscar opções de tratamento psicodélico, estarão entre os primeiros parceiros do programa do centro. Este trabalho é parte de um esforço crescente para apoiar novas terapias, especialmente para veteranos.

Durante a sessão legislativa mais recente do Texas, o House Bill 1802, que acabou sendo adotado, direcionou a Comissão de Saúde e Serviços Humanos do Texas a conduzir um estudo sobre o uso de terapias alternativas para tratar veteranos que sofrem de estresse pós-traumático.

No que os líderes do centro apontam como um diferencial, a equipe de pesquisa também explorará tratamentos que combinam psicodélicos com técnicas de modulação do cérebro, como ultrassom focalizado transcraniano e estimulação magnética transcraniana.

Leia também: programa de maconha do Texas (EUA) expande para incluir pacientes oncológicos e com TEPT

Greg Fonzo, professor assistente do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Dell Med e colíder do centro, investigará como a psilocibina e a estimulação magnética transcraniana trabalham juntas para fornecer alívio duradouro para depressão e ansiedade relacionadas ao estresse.

“Um ingrediente chave em como as terapias psicodélicas promovem a saúde mental pode ser sua capacidade de aumentar a plasticidade neural, o processo que permite ao cérebro se adaptar a novas experiências — que quando combinadas com terapias de modulação cerebral podem promover o benefício máximo”, disse Fonzo. “As implicações potenciais são de longo alcance para pessoas com essas condições e suas famílias, e também para o futuro do tratamento e cuidados de saúde mental.”

Pesquisas financiadas por grupos como a Associação Multidisciplinar de Estudos Psicodélicos (MAPS), uma organização de pesquisa sem fins lucrativos que desempenhou um papel fundamental no avanço da pesquisa psicodélica, mostraram-se promissoras em melhorar a vida de pessoas com ansiedade, depressão e TEPT. No entanto, ainda há uma base de evidências relativamente limitada para a terapia psicodélica, disse Fonzo.

O centro garantiu financiamento para lançar seu trabalho inicial e irá alavancar a vasta infraestrutura de pesquisa e experiência da Dell Med e UT Austin para avançar seus objetivos.

“Como ex-aluno da UT, estou orgulhoso de apoiar uma equipe com visão de futuro”, disse Paul Barnhart III, um dos primeiros doadores a apoiar o centro. “Este trabalho tem o potencial de mudar o paradigma em saúde mental e coloca firmemente a UT Austin na vanguarda da inovação psiquiátrica.”

Além disso, a Dell Med abriga o Institute for Early Life Adversity Research, que explora as consequências médicas e psiquiátricas/psicológicas do trauma infantil, e a Clínica Mulva para as Neurociências, com foco no avanço do atendimento ao paciente e na pesquisa em neurociência.

“Além do potencial para melhorar os tratamentos dos pacientes, um aspecto estimulante deste trabalho é a oportunidade de ampla colaboração no campus e com parceiros da comunidade”, disse Nemeroff. “Participar desse tipo de trabalho em um lugar como a UT Austin abre um mundo de possibilidades.”

Leia também: 

Pessoas estão “microdosando” psicodélicos para melhorar o bem-estar durante a pandemia

#PraTodosVerem: foto de uma porção de comprimidos de cor laranja e formato oval que parecem flutuar próximo a uma superfície com o desenho psicodélico de vários círculos sobrepostos nas cores rosa, amarelo e vermelho.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!