Projeto de lei torna obrigatório exame toxicológico anual para professores da rede pública

Em análise na Câmara dos Deputados, texto prevê que exames para detecção do uso de drogas ilícitas deverão ser realizados antes da admissão dos professores e depois anualmente

O Projeto de Lei 3928/20 torna obrigatório o exame toxicológico para professores da rede pública de ensino. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto estabelece que os exames para detecção do uso de drogas ilícitas sejam realizados antes da admissão do professor e depois anualmente.

A proposta concede ao professor direito à apresentação de contraprova em caso de resultado positivo. Confirmado o uso de droga pelo docente, ele será, conforme o projeto, encaminhado para tratamento a ser definido em regulamento, sem prejuízo de sanções administrativas.

Leia mais: UFRRJ celebra convênio para desenvolver pesquisas científicas com maconha

Autor da proposta, o deputado federal Marcelo Brum (PSL-RS) entende que os professores “são peça chave na prevenção da dependência a drogas por terem contato prolongado com os alunos”. “Considerando esse fato, não é admissível que os profissionais do ensino possam ser, eles mesmos, dependentes de drogas ilícitas”, pontua Brum.

Leia também:

Deputado do Rio quer testar se professor usa drogas ilícitas a cada três meses

#PraCegoVer: a imagem de capa é uma fotografia em primeiro plano de Marcelo Brum, onde o deputado aparece usando terno e gravata azuis e falando ao microfone. Foto: Brasil 61.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!