Produção de maconha para uso terapêutico deve ocorrer em seis meses

Producao de maconha para uso medicinal deve ocorrer em seis meses Produção de maconha para uso terapêutico deve ocorrer em seis meses

Segundo Francisco Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí, a produção de maconha medicinal no estado deve começar em seis meses. As pesquisas estão em fase avançada, uma vez que não começaram do zero, com trabalhos em execução na Paraíba, Rio de Janeiro e Brasília.

O governo do Estado autorizou a execução de projetos para o uso terapêutico do canabidiol, um extrato da planta cannabis sativa, também conhecida como maconha. A previsão é que em seis meses os pesquisadores já tenham resultados palpáveis. A informação é do presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (Fapepi), Francisco Guedes, em entrevista à Rádio Cidade Verde.

“Já havia iniciado um trabalho de pesquisa depois de um simpósio sobre o uso medicinal do canabidiol realizado em março do ano passado. Na época, o governador autorizou a elaboração de projetos para produção e uso no Piauí e a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a Estadual (Uespi) aceitaram o desafio sob coordenação do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e apresentaram e agora ele decidiu bancar os projetos”, destacou o presidente da Fapepi.

Guedes destacou que as pesquisas estão em fase adiantada já que os pesquisadores piauienses não devem começar do zero, por ter trabalhos em execução na Paraíba, Rio de Janeiro e Brasília. Atualmente, 66 famílias fazem uso do canabidiol para prevenir convulsões e são acompanhadas pelo CEIR no estado.

Investimento

A pesquisa, que foi iniciada no primeiro semestre de 2017, é um investimento do Estado que visa uma melhora na qualidade de vida das pessoas que sofrem com convulsões e epilepsias, como afirma o governador Wellington Dias. “Adotamos na rede de saúde do Piauí, pacientes que fazem uso do medicamento, de forma gratuita. Antes importávamos o canabidiol da Califórnia e de Israel, o que gerava um custo muito elevado e, a partir da autorização da produção, o Piauí passa a produzir seu próprio produto, com um investimento de cerca de 1 milhão de reais”, pontua.

Ouça a entrevista no áudio abaixo:

Fotografia de capa Phill Whizzman | Smoke Buddies

lazy placeholder Produção de maconha para uso terapêutico deve ocorrer em seis meses

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário