Primeiro produto de cannabis chega às farmácias de Portugal em abril

buds add weed Primeiro produto de cannabis chega às farmácias de Portugal em abril

O medicamento está sendo produzido pela canadense Tilray e será apresentado ao consumidor final em forma de buds secos contendo THC. As informações são da MAGG

“Tilray Flor Seca THC 18” é o nome do primeiro produto à base de cannabis medicinal que deverá chegar às farmácias portuguesas em abril, adianta o Jornal de Notícias. Em 1º de fevereiro, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou a primeira substância à base da planta de cannabis para fins medicinais em Portugal — flor seca com THC (tetraidrocanabinol) — que está já em fase de preparação para ser vendida, mediante receita médica.

Leia mais: Primeiro medicamento à base de cannabis é aprovado em Portugal

site sb Primeiro produto de cannabis chega às farmácias de Portugal em abril

O produto está a ser produzido por uma multinacional do Canadá instalada em Cantanhede, no distrito de Coimbra, que também já recebeu aprovação da Infarmed sobre o preço de venda: € 150 (R$ 998,90). Sabe-se ainda que será vendido em embalagens de 15 gramas.

O “Tilray Flor Seca THC 18” consiste “em flores secas da planta fêmea de Cannabis sativa L.”, explica o Observatório Português de Cannabis Medicinal (OPCM), que poderão ser usadas para o tratamento de variados sintomas associados a patologias previstas na lei, somente através de vaporização recorrendo a um dispositivo médico certificado, conforme aprovado pela Infarmed.

Leia também: Empresa doa 65 mil tiras sublinguais de cannabis a programas de cuidado compassivo na Califórnia (EUA)

Os sintomas que podem ser tratados com o produto de cannabis são a espasticidade associada à esclerose múltipla ou lesões da medula espinhal, náuseas e vômitos (resultante da quimioterapia, radioterapia e terapia de HIV e medicação para hepatite C), falta de apetite nos pacientes oncológicos ou com Aids, dor crônica (associada a doenças oncológicas ou do sistema nervoso), síndrome de Gilles de la Tourette e glaucoma resistente ao tratamento. É, no entanto, desaconselhado o uso em casos de epilepsia.

O “Tilray Flor Seca THC 18” é apenas um de três pedidos, “todos referentes a buds de cannabis inteiros secos”, para autorização de colocação no mercado submetidos à Infarmed. Os pedidos “estão dependentes de respostas das empresas às solicitações efetuadas pela Infarmed”, conta Carla Dias, presidente do OPCM. Os produtos em fase de avaliação dizem respeito ao bud seco (da Aurora Cannabis) e a um chá medicinal (da RPK Biopharma).

Leia mais:

Virgínia (EUA) aprova maconha fumável para uso medicinal

#PraCegoVer: foto de uma porção de buds de cannabis em tons de verde e laranja, que também são vistos em um pote transparente, do qual se vê uma parte no canto superior esquerdo do quadro, em uma superfície branca lisa. Imagem: Add Weed | Unsplash.

smokebuddies logo2 Primeiro produto de cannabis chega às farmácias de Portugal em abril

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!