Primeiro medicamento à base de cannabis é aprovado em Portugal

bud lupa rosto tilray Primeiro medicamento à base de cannabis é aprovado em Portugal

O produto da Tilray Portugal, baseada na cidade de Cantanhede, tem as condições de segurança e qualidade necessárias para ser comercializado. As informações são do Público

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) aprovou a primeira substância à base de cannabis para fins medicinais em Portugal, anunciou nesta segunda-feira a empresa Tilray, responsável pela sua produção.

“Esta é a primeira e única preparação ou substância à base da planta da cannabis para fins medicinais permitida em nosso país e estamos planejando, num futuro próximo, tornar outros produtos acessíveis aos pacientes em Portugal”, afirma Rita Barata, diretora-geral da Tilray Portugal, instalada em Cantanhede, no distrito de Coimbra, em comunicado enviado à agência Lusa.

site sb Primeiro medicamento à base de cannabis é aprovado em Portugal

Segundo a responsável, as exigências dos pacientes estão a aumentar e “a missão da Tilray é disponibilizar os produtos mais seguros e de melhor qualidade que satisfaçam ao máximo as suas necessidades”.

Em Portugal, a utilização de preparações e substâncias à base de cannabis para fins medicinais está, segundo a Tilray, aprovada para várias indicações, “nos casos em que se determine que os tratamentos convencionais não produzem os efeitos esperados”.

Leia mais: Gigante canadense produziu três toneladas de cannabis em Portugal

Entre as várias utilizações, está a dor crônica (associada a doenças oncológicas ou ao sistema nervoso), espasticidade associada à esclerose múltipla ou a lesões da medula espinhal, náuseas e vômitos (resultantes da quimioterapia, radioterapia e terapia combinada de HIV e medicação para a hepatite C) e estimulação do apetite nos cuidados paliativos de pacientes sujeitos a tratamentos oncológicos ou com Aids.

“A conclusão deste processo [de aprovação] confirma os padrões de qualidade e segurança da produção da Tilray”, frisa o comunicado, acrescentando que “esta é a primeira vez que é exigido e entregue um dossiê completo de qualidade para obter a autorização de comercialização de uma substância à base da planta da cannabis”.

Sascha Mielcarek, diretor-geral da empresa na Europa, salienta que a autorização da Infarmed “confirma que os produtos de cannabis medicinal da Tilray estão à altura dos mais altos padrões nacionais e internacionais”.

A empresa é pioneira mundial na investigação, cultivo, produção e distribuição de cannabis medicinal, tendo os seus produtos disponíveis em 16 países pelo mundo. A unidade de produção em Cantanhede possui todas as certificações necessárias para cultivar e produzir localmente preparações e substâncias à base de cannabis para fins medicinais e exportar produtos acabados com certificação de boas práticas de produção para toda a União Europeia e outros mercados internacionais que tenham a utilização da planta regulamentada.

Leia também:

Fabricante de vaporizador será primeira empresa de cannabis listada na bolsa de Londres

#PraCegoVer: em destaque, fotografia frontal do rosto de uma pessoa que, usando luvas azuis, segura um bud fresco de cannabis à frente de uma lupa. Foto: divulgação / Tilray.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!