Primeira fábrica de medicamentos à base de maconha é autorizada em Portugal

Fotografia em vista superior que mostra uma inflorescência verdinha de cannabis sobre duas mãos calçadas com luvas azul-claro, sendo que uma delas está com a resina das flores grudada em sua superfície.

Uma empresa canadense obteve a primeira licença para pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos à base de cannabis em Portugal. As informações são da GlobeNewswire

A EXMceuticals, cultivadora e produtora de cannabis de alto nível, anunciou que obteve a licença para pesquisa e desenvolvimento de cannabis da INFARMED, a Autoridade Nacional Portuguesa de Medicamentos e Produtos de Saúde. Essa licença permite que a empresa dê um grande passo em frente em suas operações na Europa, podendo importar, pesquisar e refinar canabinoides e subprodutos da cannabis no continente. O laboratório de pesquisa e desenvolvimento (P&D) totalmente operacional da EXM, em Portugal, agora desenvolverá produtos à base de cannabis e também operará como uma refinaria em escala piloto para a transformação de ingredientes à base de cannabis.

Com sua licença portuguesa, a EXMceuticals está dando um salto em frente com relação a suas atividades no país e na União Europeia. A empresa agora converterá seu trabalho de pesquisa em produtos de bem-estar e buscará soluções inovadoras. Paralelamente, a EXM está otimizando os processos de refino usando tecnologia de ponta.

“Estamos muito satisfeitos em alcançar este importante passo para nossas atividades na Europa. Isso nos permitirá expandir nosso trabalho, além de operar nosso laboratório de P&D existente e refinar o CBD em todo o seu potencial e capacidade. A pesquisa sobre cannabis agora será realizada sob a orientação de nossos cientistas seniores, com o objetivo claro de inovação de produtos. Nossa equipe científica também padronizará e otimizará os protocolos de extração e refino que, com o tempo, nos permitirão aumentar significativamente nossa capacidade mundial de extração e refino”, disse Jonathan Summers, presidente da EXMceuticals. Ele acrescentou que: “o foco, tempo e diligência que o INFARMED e as autoridades portuguesas dedicaram ao nosso pedido de licença foram altamente impressionantes. Esperamos ansiosamente colaborar com o INFARMED e com toda a comunidade médica em Portugal para produzir ingredientes canabinoides de grau farmacêutico. Esses ingredientes serão confiáveis, seguros e altamente eficazes para os consumidores e terão um impacto relevante para a pesquisa e a indústria”.

A licença também permitirá que a EXMceuticals inicie novos projetos de pesquisa no âmbito do programa Portugal 2020, um programa quadro entre Portugal e a Comissão Europeia que reúne os cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. A EXM prevê que este seja um dos muitos avanços futuros relacionados às atividades de P&D da empresa.

A licença permite que a EXMceuticals vá além com seu programa estratégico de parceria em P&D, com a adição de uma importante universidade do Reino Unido e outras universidades europeias nas próximas semanas. A EXM já possui acordos de colaboração com a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Lusófona, bem como com uma proeminente empresa de cosméticos portuguesa, importantes empresas portuguesas de alimentos e bebidas e a GFR Pharma, uma das principais certificadoras canadenses de BPF (Boas Práticas de Fabricação). As atividades de P&D da empresa estão focadas em pesquisa e inovação avançadas, treinamento e colaboração na indústria e com seus parceiros estratégicos.

Leia: Medicamento à base de cannabis chega às farmácias de Portugal

A EXM já iniciou, em Portugal, a construção e instalação de uma fábrica de refino em escala industrial que cumprirá as Normas de BPF da União Europeia. Prevemos que esta nova instalação em escala industrial seja concluída, operacional e totalmente licenciada, antes do final do primeiro trimestre de 2020. Essa instalação em escala industrial importará grandes quantidades de cannabis e óleo bruto de cânhamo de nossas fazendas na África e depois a refinará no local de demandas de nossos clientes. A nova instalação em escala industrial permitirá à EXMceuticals exportar um volume muito grande de produtos de cannabis refinados com a mais alta pureza para a União Europeia e o mundo inteiro.

À medida que a EXM passar da atual instalação em escala piloto para a produção em escala industrial e aumentar o número e o escopo dos projetos de P&D realizados, a empresa prevê a criação de mais de 80 empregos altamente qualificados, na área de pesquisa técnica e científica, em Portugal.

Sobre a EXMceuticals

As atividades da EXM estão focadas no cultivo sustentável de cannabis e cânhamo e na produção de ingredientes de alta qualidade para as indústrias farmacêutica, terapêutica, nutracêutica e cosmética. A companhia propõe vender os ingredientes produzidos para o mercado internacional.

A EXM, por meio de sua subsidiária, Prime Ranchers, é capaz de cultivar e processar cannabis em Uganda em escala industrial. As instalações de processamento de Uganda estão prontas e produzirão e exportarão ingredientes de cannabis de grau farmacêutico, terapêutico, nutracêutico e cosmético.

A empresa também possui uma licença provisória no Maláui, que permite o cultivo de 50 hectares de cannabis e está em processo de obtenção de uma licença completa, em parceria com um grande produtor agrícola local.

Através de sua subsidiária e parceira no país, a EXM detém os direitos de uma licença de cannabis no Reino de Kuba, na cidade de Mweka, província de Kasai, na República Democrática do Congo, e os direitos de uma concessão de terras para o cultivo de cannabis e cânhamo e processamento e exportação de ingredientes extraídos de cannabis de alta qualidade.

A EXM também enviou solicitações e negociou com governos locais e parceiros na Etiópia, Zâmbia, Suazilândia e Burúndi, a fim de obter licenças para permitir o cultivo de cannabis e cânhamo, bem como o processamento, transformação e exportação ingredientes canabinoides  psicotrópicos e não psicotrópicos. Na Etiópia, a EXM está em fase final de negociação com o governo para um parque agroindustrial, de 4.000 hectares, abrangendo uma zona de livre comércio.

Tradução: Joel Rodrigues | Smoke Buddies.

Leia também:

Portugal tem sua primeira pós-graduação em cannabis medicinal

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em vista superior que mostra uma inflorescência de maconha verdinha sobre duas mãos calçadas com luvas azul-claro, sendo que uma delas está com a resina das flores grudada em sua superfície. Foto: Sosyo Kultur | Flickr.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!