Primeira associação de cannabis medicinal no Espírito Santo realiza ciclo de debates

cultivo maos vegetativo Primeira associação de cannabis medicinal no Espírito Santo realiza ciclo de debates

Entidade inicia atividades com seminário on-line e em breve deve abrir para novos associados. As informações do Século Diário

Unindo profissionais de diversas áreas, incluindo corpo médico e jurídico, além de pacientes e seus familiares, foi criada no Espírito Santo a Associação de Cannabis Medicinal Capixaba (ACAMC), com objetivo de promover o uso terapêutico de cannabis de forma acessível, promover informações e acolhimento, e realizar pesquisas, cursos e orientação médica e jurídica sobre o tema. É a primeira associação do tipo registrada no Espírito Santo e em breve deve abrir inscrições para novos associados.

A entidade dá início às suas atividades com a realização de um seminário com diversas palestras informativas sobre o tema. A primeira delas será nesta quinta-feira (19), às 20h, com transmissão pelo Youtube da ACAMC. O tema será “Cannabis, saúde e a experiência com prescrição no Espírito Santo”, com participação do médico clínico Fábio Rocha, da neuropediatra Rafaella Coppo, do paciente Tales da Silva Loss e da enfermeira Mirian Coelho, que participa junto com seu filho Guilherme Coelho, que também é paciente de tratamento com cannabis.

lazy placeholder Primeira associação de cannabis medicinal no Espírito Santo realiza ciclo de debates

“A ACAMC acredita que cada pessoa tem o direito de escolher o tratamento de saúde que considera mais adequado para o seu bem-estar e compreende que as políticas proibicionistas são um entrave no que diz respeito ao uso terapêutico da cannabis”, diz a nota de lançamento da associação. A entidade lembra que essa luta já ocorre no Brasil por meio de outras associações e que é necessário modificar a legislação do país para regulamentar o plantio associativo e o autocultivo para fins medicinais, além de promover o incentivo à pesquisa para desenvolvimento de produtos e tratamentos médicos e veterinários à base de cannabis.

Doenças como epilepsia, autismo, mal de Parkinson, dores crônicas e outras podem ser aliviadas por meio do uso médico da planta. Porém, além do preconceito e desconhecimento sobre as propriedades medicinais da erva, o acesso ainda é difícil, de forma que a associação buscará divulgar e dar orientação a interessados no tratamento, especialmente para famílias de baixa renda. “Utilizamos o óleo da planta inteira, não apenas o canabidiol isolado, que é o que a indústria farmacêutica quer vender, mas ele não tem tanto efeito, não tem os principais componentes que são anti-inflamatórios”, diz a médica veterinária Emanuelle Oliveira, uma das integrantes da associação.

O ciclo de debates continua no dia 24 de novembro com o tema “Aspectos sociais e políticos da cannabis na atualidade brasileira: criminalização x legalização”, tendo como convidados o cientista social, professor universitário e pesquisador Pablo Ornelas e a cientista social e assessora parlamentar Monique Prado, uma das responsáveis pela primeira lei sobre a cannabis no Rio de Janeiro.

No dia 2 de dezembro, o tema do debate será “A atualidade jurídica sobre a cannabis e a questão do habeas corpus para autocultivo e tratamento de saúde”. Outras questões ainda serão abordadas como parte do ciclo de debates, com temas e datas informadas por meio da página da ACAMC no Instagram.

Leia também: Neurocientista desvenda cinco mitos comuns sobre cannabis e saúde

#PraCegoVer: em destaque, foto em vista superior de um pé de maconha em período vegetativo sendo tocado por duas mãos que vêm da parte de cima da foto; preenchendo toda a imagem, pode-se ver diversas outras plantas de cannabis. Foto: Pedro Fabián Gutiérrez Vidrio | Flickr.

lazy placeholder Primeira associação de cannabis medicinal no Espírito Santo realiza ciclo de debates

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!