Prescrições de opioides diminuem após legalização da maconha no Canadá

buds comprimidos Prescrições de opioides diminuem após legalização da maconha no Canadá

Estudo da Universidade de Toronto analisou quantos opioides foram prescritos no país antes e depois da cannabis legal, bem como o dinheiro gasto com essas drogas. As informações são da High Times

A legalização da cannabis no Canadá, um movimento desbravador para o país, abriu caminho para um declínio nas prescrições de opioides em todo o país, de acordo com um estudo recente da Universidade de Toronto, publicado na Applied Health Economics and Health Policy, sobre as taxas de prescrição de opiáceos.

“Em 17 de outubro de 2018, a cannabis recreativa tornou-se legal no Canadá, aumentando assim o acesso e reduzindo o estigma associado ao seu uso para o controle da dor”, o resumo do estudo explica em uma visão geral dos resultados. “Este estudo avaliou os volumes totais de prescrição de opioides e despesas antes e após a legalização da cannabis”.

Prescrições de opioides antes e depois da legalização da cannabis

O estudo analisou especificamente quantos opioides foram prescritos no Canadá antes e depois da legalização, bem como o dinheiro gasto com opioides. O período observado foi de janeiro de 2016 a junho de 2019, e todos os dados foram retirados desse período.

Leia também: No Canadá, grupo distribui comestíveis de cannabis para conter o uso de opioides

“O gasto total mensal com opioides também foi reduzido em maior medida após a legalização (C$ 267.000 vs. C$ 95.000 por mês)”, explicou o estudo em relação à conexão que o estudo observou. “Os resultados foram semelhantes para planos privados de medicamentos; no entanto, a queda absoluta no uso de opioides foi mais pronunciada (76,9 vs. 30,8 mg/pedido). Durante o período de 42 meses, o uso de gabapentina e pregabalina também diminuiu”.

 

 

 

“Consistente com as descobertas de outros estudos ecológicos, os pesquisadores determinaram: ‘A legalização da cannabis coincidiu com uma queda acentuada nos volumes de opioides prescritos no Canadá’”, concluiu o relatório oficial sobre as descobertas do estudo.

Prescrições de opioides antes e depois da cannabis legal

Durante o período em que os dados foram coletados, os pesquisadores compararam a taxa de prescrições de opioides registradas no sistema médico antes e depois que a legalização foi finalizada e, em geral, notaram um declínio nas prescrições de opioides. Ele rastreou esse declínio e percebeu um padrão definido.

Leia: Estudo israelense analisará efeito da cannabis sobre o vício em opioides no pós-operatório

“As descobertas desta análise de série temporal de 42 meses revelaram um declínio constante e significativamente consistente na MED [dose equivalente de morfina] média e mediana  por solicitação para planos de medicamentos do financiador público. No entanto, ao comparar os períodos de tempo pré e pós-legalização, o declínio na MED média por pedido foi aproximadamente 5,4 vezes maior no período após a legalização (22,3 vs. 4,1 mg por pedido). Além disso, o total de reduções de gastos mensais com opioides do financiador público era em média de C$ 95.000 por mês antes de outubro de 2018 [quando as vendas para uso adulto foram legalizadas] em comparação com C$ 267.000 por mês após a legalização da cannabis. Descobertas semelhantes também foram observadas em planos privados de medicamentos.”

“Nossas descobertas apoiam a hipótese de que o acesso mais fácil à cannabis para a dor pode reduzir o uso de opioides para planos de drogas públicos e privados”, explicou o estudo sobre o significado por trás dos resultados. Em outras palavras, quando os opiáceos não são a única opção, nem sempre são necessários.

Embora não haja conexão garantida entre o declínio das prescrições de opioides e a legalização da cannabis, é seguro presumir que, à medida que a cannabis para uso adulto se tornou mais aceita para o controle da dor, as prescrições de opiáceos não eram tão procuradas.

Leia mais:

Lojas de cannabis legais estão ligadas a menos mortes por opioides nos EUA

#PraCegoVer: fotografia (de capa) que mostra três buds secos de maconha entre uma porção de comprimidos redondos brancos, em superfície lisa branca.

smokebuddies logo2 Prescrições de opioides diminuem após legalização da maconha no Canadá

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!