Melhoramento genético: preparando o Brasil para o cultivo de cannabis

Fotografia mostra Sérgio Rocha, de máscara preta e jaleco branco, agachado entre várias mudas de cannabis, crescendo em sacos plásticos pretos, no interior de uma estufa. Foto: Washington Alves / Reuters.

Em artigo publicado na revista Nature, o engenheiro agrônomo Sérgio Rocha fala sobre o trabalho que realiza para criar variedades completamente confortáveis em solo e clima brasileiros

Nesta foto, estou tentando descobrir quais plantas de cannabis crescem mais rápido. Estou procurando aquelas que começaram a florescer cedo, indicando que seus órgãos reprodutivos se tornaram ativos. Minha equipe e eu podemos cruzá-las para melhoramento genético.

Temos uma estufa de 100 metros quadrados na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O cultivo de cannabis para fins medicinais é legal no Brasil, mas apenas alguns projetos foram autorizados. A ADWA Cannabis, nossa empresa, tem permissão para cultivar cannabis para fins de pesquisa aqui no campus — mas não podemos expandir além da universidade. Em breve, planejamos abrir uma nova estufa, ainda no campus, três vezes maior que esta.

Leia mais: Universidades federais plantam maconha com aval da Justiça para estudos inéditos no Brasil

Por volta de 2015, quando iniciei meu bacharelado em Viçosa, as leis restritivas da cannabis provocaram protestos em todo o país — promovidos principalmente por mães de crianças com distúrbios como epilepsia, que podem se beneficiar de drogas feitas de compostos da maconha, mas têm dificuldade para acessá-las. Agora, o congresso brasileiro está considerando tornar o cultivo de cannabis para fins médicos e industriais totalmente legal. O Brasil provavelmente atrairia investimentos de países como Canadá e EUA, que têm experiência em produtos de cannabis. Esperamos que as empresas brasileiras também consigam conquistar espaço nesse mercado.

Quando meus parceiros e eu fundamos a ADWA Cannabis em 2018, tínhamos apenas quatro subespécies de plantas. Após gerações de cruzamentos, agora estamos avaliando 38 novas variedades possíveis. Em última análise, nosso objetivo é criar plantas que sejam completamente confortáveis ​​em solo e clima brasileiros.

Além do melhoramento genético, focamos no monitoramento do processo de cultivo, desde a nutrição do solo até a iluminação e controle de pragas. Para isso, desenvolvemos um software que atraiu o interesse de empresas de cannabis uruguaias e espanholas. Esperamos licenciar este software para mais países onde o cultivo de cannabis é legal.

Leia também:

Governo da Nova Zelândia financia pesquisa de cânhamo para impulsionar economia

#PraTodosVerem: fotografia mostra Sérgio Rocha, de máscara preta e jaleco branco, agachado entre várias mudas de maconha, crescendo em sacos plásticos pretos, no interior de uma estufa. Foto: Washington Alves / Reuters.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!