Premiê da Macedônia quer legalizar o uso adulto de maconha para estimular economia

zoran zaev Premiê da Macedônia quer legalizar o uso adulto de maconha para estimular economia

A proposta faz parte do pacote de medidas planejadas pelo governo para acender a economia, que foi duramente atingida pela crise de saúde em decorrência da Covid-19. As informações são do Balkan Insight

O governo da Macedônia do Norte está considerando permitir o uso adulto de maconha em cafés e locais de hospitalidade na capital, Escópia, e em outros pontos turísticos, como a cidade à beira do lago Ohrid, disse o primeiro-ministro Zoran Zaev.

“A ideia é permitir o consumo de maconha em cafés, tanto nos existentes como em novos, e em locais turísticos, incluindo Escópia, desde que respeitem certas normas de ventilação, prova de origem da maconha e assim por diante”, disse Zaev à Deutsche Welle.

lazy placeholder Premiê da Macedônia quer legalizar o uso adulto de maconha para estimular economia

 

 

 

Ele acrescentou que o governo prevê uma regulamentação estrita nessa esfera, tomando como exemplo Amsterdã, nos Países Baixos.

O primeiro-ministro disse que isso faz parte do pacote de medidas planejadas pelo governo para estimular a economia, que foi duramente atingida pela crise de saúde em decorrência da Covid.

Zaev, que nos últimos dois anos prometeu um debate público sobre o assunto, alertou que seu governo social-democrata ainda não tomou uma decisão final e insiste que se a maioria do país disser não à ideia, ele está pronto para descartá-la.

Leia mais: Macedônia mira mercado europeu com novo padrão de maconha medicinal

A Macedônia do Norte permite que a maconha para uso medicinal seja vendida em farmácias desde 2016, quando o governo de direita liderado pelo VMRO-DPMNE estava no poder.

Desde então, os produtores legais de maconha começaram a trabalhar, em meio a críticas de algumas ONGs pró-maconha de que a lei foi moldada para proibir os pequenos empresários de entrar no negócio e permitir que apenas os maiores investidores lucrem.

No entanto, o país não descriminalizou totalmente o uso de cannabis.

Na quinta-feira, o ministro da Justiça, Bojan Maricic, disse que seria bom que um debate público estivesse começando agora sobre a descriminalização total, no qual especialistas e o setor de ONGs deveriam compartilhar opiniões.

“Uma regulamentação de qualidade nesta área pode trazer vários benefícios para o país, como regular o comércio de maconha, coibir a criminalidade e, claro, benefícios econômicos, principalmente nos setores de turismo e hotelaria”, disse Maricic.

Em outra parte da região, a Croácia no início deste ano elaborou uma lei sobre a legalização total da cannabis para fins medicinais e uso adulto. O projeto encontra-se em fase de debate público.

Leia também:

O Japão está pronto para abraçar a cannabis?

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra Zoran Zaev, em meio perfil, falando ao microfone de uma tribuna; uma grande porta de madeira e uma parede em tom de bege aparecem ao fundo, desfocado. Imagem: Kuhlmann / MSC (Wikimedia Commons).

lazy placeholder Premiê da Macedônia quer legalizar o uso adulto de maconha para estimular economia

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!