Prazo de liberação de medicamentos à base de cannabis despenca

conta gotas frasco folha Prazo de liberação de medicamentos à base de cannabis despenca

No início do ano, o prazo para a Anvisa autorizar a importação de produtos à base de cannabis chegou a 75 dias. As informações são do Lauro Jardim / O Globo

O prazo de análise pela Anvisa para a liberação da compra de medicamentos feitos a partir do canabidiol, que já chegou a ser de 75 dias, hoje é de dez dias.

Leia também: Cultivos legais de cannabis avançam no Brasil

lazy placeholder Prazo de liberação de medicamentos à base de cannabis despenca

Importações de cannabis medicinal continuam crescendo

O número acumulado de autorizações para pacientes individuais no Brasil para importar produtos de cannabis medicinal não registrados atingiu 18.650 no final de março, de acordo com dados compartilhados com o Marijuana Business Daily pelo órgão regulador de saúde do país.

As aprovações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação de produtos cresceram rapidamente no ano passado e, embora essa rota pretenda ser um esquema de acesso especial para casos excepcionais, o Brasil se tornou o maior mercado da América Latina.

Os produtos de cannabis medicinal não registrados, independentemente do conteúdo de THC, podem ser importados somente por pacientes individuais após a assinatura do médico e da Anvisa.

A agência de saúde não restringe os produtos apenas ao CBD, mas na prática o CBD representa a maioria das importações.

Durante o primeiro trimestre de 2020, quase 3.000 pacientes receberam autorização para importar produtos não registrados, um aumento de 25% em relação ao trimestre anterior e 123% superior em relação ao mesmo período de 2019.

As autorizações concedidas até 2019 eram originalmente válidas por um ano, mas, no início deste ano, o órgão regulador da saúde prorrogou automaticamente esses subsídios por mais 12 meses.

Leia mais:

Importações individuais de cannabis medicinal continuam crescendo no Brasil

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra um frasco de cor âmbar-escuro, junto a um conta-gotas com tampa alaranjada e tetina preta e contendo substância amarelada translúcida, sobre uma folha de maconha e uma superfície de madeira. Foto: Pixabay.

lazy placeholder Prazo de liberação de medicamentos à base de cannabis despenca

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!