POR QUE LEGALIZAR A MACONHA?

Fotografia mostra uma bandeira preta com o desenho de uma folha de maconha dourada e a escrita “Legalização Já”, em branco, enorme hasteada pelos manifestantes durante a Marcha da Maconha de São Paulo em 2017. Fotografia Lucas Tavares.

Legalizar a maconha é de suma importância para a sociedade e se faz urgente, uma vez que reduziria a violência e repararia a política racista de Estado que proíbe a erva como forma de perseguição aos negros. Entenda mais sobre o tema no texto do Dr. André Barros*.

Faltando apenas quatro domingos para a eleição, no dia 7 de outubro de 2018, aproveito para convidar todas e todos para assistirem ao meu programa eleitoral, toda terça-feira, às 21 horas, na página http://www.facebook.com/advogadoandrebarros. Ontem, 11 de setembro de 2018, tratamos do objetivo mais importante de se legalizar da maconha: reduzir a violência.

Analisamos as condutas de plantar, comprar, vender, associar e financiar. Abordamos a necessidade de se legalizar a venda da maconha nas favelas como medida de segurança pública, reparação social e, principalmente, para reduzir a violência, invertendo essa política racista de Estado, onde a criminalização da maconha faz parte da histórica perseguição aos negros. Trata-se de um debate essencial para se opor a todas essas mortes diárias em razão da repressão somente contra o varejo das favelas. É preciso dizer, ainda mais especificamente em relação à venda nas favelas: quem é contra a legalização da maconha é a favor do tráfico de drogas.

O crime mais grave da Lei de Drogas é o previsto no artigo 36, que é financiar o tráfico de drogas. Mas dos poucos julgados, os existentes na realidade não são de lavagem de dinheiro. Você por acaso conhece alguma agência bancária investigada por lavar o dinheiro do tráfico? Grande parte, desses bilhões do Produto Interno Bruto da Maconha que circulam anualmente no Rio de Janeiro, é lavada no sistema financeiro.

Peço que assistam e compartilhem esse programa. Nossa campanha está florindo e vamos plantar uma floresta apertando 50 do Sol e 420 da Planta. E, depois, não esquece, confirma, e aperta de novo, o verde. Não tenha vergonha, não tenha vergonha, vamos lutar pela legalização da maconha, ANDRÉ BARROS para DEPUTADO ESTADUAL é 50420.

*ANDRÉ BARROS é advogado da Marcha da Maconha e candidato a Deputado Estadual pelo PSOL do Rio de Janeiro, com o número 50420.

Leia também: CRIMINALIZAÇÃO RACISTA DA MACONHA

#PraCegoVer: fotografia (de capa) de uma bandeira preta enorme com o desenho da folha da maconha em cor dourada e escrito em branco “Legalização Já”, hasteada pelos manifestantes durante a Marcha da Maconha de São Paulo, em 2017. Créditos: Lucas Tavares – Smoke Buddies.

Sobre André Barros

ANDRÉ BARROS é advogado da Marcha da Maconha, mestre em Ciências Penais, vice-presidente da Comissão de Direitos Sociais e Interlocução Sociopopular da Ordem dos Advogados do Brasil e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!