Por que as mulheres, a maconha e o Instagram tem tudo a ver?

O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para a celebração das conquistas dos direitos e interesses das mulheres na sociedade.

Como representantes destes avanços, algumas mulheres brasileiras estão conseguindo unir a maconha ao empoderamento feminino, através de uma plataforma online que vem ganhando cada vez mais importância no mundo digital: o Instagram.

Por que no Instagram?

Um dos motivos pode ser, de acordo com o último relatório sobre Tendências Nas Mídias Sociais 2018, publicado no blog da Rock Content, que o Instagram é a mídia social preferida entre as mulheres (52,9%) e a segunda mídia social mais utilizada pelos entrevistados (89,1%).

Em uma breve pesquisa feita por nós, onde foram consultadas diversas feministas maconheiras, atualmente há mais de 15 perfis dentro do Instagram, alguns com mais de 4 mil seguidores, conduzidos por mulheres.

Mas o que elas estão postando?

Dos mais de 10 perfis observados, todos demonstram fugir de posts com teor erótico ou daquele marketing usado pelas marcas de cerveja, por exemplo. Aqui vale uma pausa, entrem no perfil do Instagram da primeira cerveja nacional que vem a mente, a estratégia cervejeira vem mudando.

Separamos alguns posts dessas #girlswhosmoke pra vocês entenderem do que estamos falando.

@girlsingreen420 – duas brasileiras que compartilham experiências em viagens fascinantes para lugares legalizados…

 

@donna_cannabis – nome inspirado no apelido de um familiar próximo, mas com conteúdos relacionando a cannabis com a terapia holística. Além de ser uma marca de pipes…

@vidacannabica – usuária medicinal, este perfil contém conteúdo relevante para o público feminino com teor científico e na área da saúde…

@maeconheira – essa mãe tem tempo de dar e receber dicas de cultivo de cannabis com fotos de empolgar qualquer maconheiro, além de ter gatos, marido e filhos…

@nahbrisa / @maryjuanabr / @plantandobem – os dois primeiros são perfis de mulheres que produzem conteúdo sobre o mundo cannábico feminino. O último perfil, de uma empresa online, é administrado por uma mulher…

 

@potgraph – na maior parte do tempo conduzido por uma mulher, os posts querem ajudar a quebrar o tabu ao redor cannabis…

@linawallauer – antiproibicionista e psicóloga, este perfil demonstra como uma mulher pode inspirar outras mulheres cannábicas…

@maelegalize – outra representante materna, esse perfil se denomina mãeconhista e ativista, com retratos de seu relacionamento com a erva…

#respeitasmina

Num bate papo com algumas das donas de perfis e lendo diversos posts, notamos alguns motivos pelos quais elas utilizam o insta como ferramenta de empoderamento feminino:

 

  • divulgar conteúdo original feito por mulheres maconheiras

  • normalizar que mulheres também fumam maconha

  • ter espaço para trocarem informações entre elas sobre maconha

  • desmistificar o senso comum de que só homem entende de maconha

 

“Acho o Instagram uma puta ferramenta, mas se usada de forma correta, pois ao mesmo tempo é cruel. Porque nele somos bombardeados com corpos e vidas perfeitas” @nahbrisa

“Vi que ali [no Instagram] as mulheres tinham mais pra oferecer a cena canábica do que só postar foto de calcinha e beck” @donna_cannabis

“Quando começamos no Instagram, recebíamos inbox dizendo que não eram mulheres que postavam, que eramos fake” @girlsingreen420

Conclusão

Com certeza esse artigo é uma pedra no sapato para os sexistas do universo cannábico brasileiro, mas as #mulherescannabicas estão dominando o Instagram com muito conteúdo relevante empoderando assim o público feminino. Isso abre novas possibilidades de negócios, fortalecendo a tão sonhada legalização da maconha no Brasil, também através das mulheres!

Gostou do artigo? Então, comente e compartilhe a mensagem em suas mídias sociais.

Conhece o grupo no Facebook só de maconheiras? Dá uma olhada!

Leia também: “Bucetas Ingovernáveis”: Sobre Mulheres e Maconha

*artigo originalmente publicado no LinkedIn.

Sobre Leo Sativa

Produtor de conteúdo cannábico e fumador da @DjascoLibre - sativaleo@gmail.com
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!