O policial pode revistar seu celular na hora da dura? Pergunte ao doutor!

pergunte doutor whatsapp policia foto maconha seda dixavador capa O policial pode revistar seu celular na hora da dura? Pergunte ao doutor!

É legal a polícia ler conversas do WhatsApp ou até ver suas fotos pessoais? E o dixavador por si só da B.O.? Na coluna desta semana, o advogado Erik Torquato responde estas duas grandes dúvidas dos usuários. Veja as respostas abaixo.

Na coluna “Pergunte ao Doutor” aqui da Smoke Buddies, o advogado Erik Torquato recebe semanalmente as dúvidas dos leitores e responde às principais questões sobre o tema. 

As dúvidas desta semana se referem a problemas que os usuários normalmente têm quando tomam uma dura. Veja as respostas abaixo:

lazy placeholder O policial pode revistar seu celular na hora da dura? Pergunte ao doutor!

• Na hora da dura o policial pode revistar meu celular, quando bloqueado sendo obrigado a fazer o desbloqueio, para olhar as conversas no whatsapp e fotos? – Pergunta do Dave Coutinho

Torquato: Na Constituição está previsto que todos temos o direito à privacidade e vida privada, artigo 5º, X e XII, onde se protege o sigilo das comunicações telefônicas e comunicações em geral. A lei 9.296/96, regulamenta a quebra do sigilo telefônico. Portanto, o policial que obriga o desbloqueio de celular e vasculha o conteúdo das conversas incorre em crime de abuso de autoridade, se isso ocorrer procure uma delegacia e chame um advogado.

• Se eu tiver portando dixavador e seda (fumo tabaco orgânico e apertado, sem maconha) posso ter problemas com a polícia, ir preso ou ficar sem meus produtos? – Pergunta enviada por Leônidas Ferreira

Torquato: Não há crime em portar dixavadores ou sedas, sendo assim, o policial nada pode fazer e qualquer conduta agressiva por parte do policial poderá configurar abuso de autoridade, assim, caso ocorra qualquer tipo de agressão procure uma delegacia e um advogado. A lei de abuso de autoridade é a Lei 4.898/65.

Brotou alguma dúvida aí na sua cabeça? Mande para a Smoke Buddies no email contato@smokebuddies.com.br ou através dos comentários e inbox de nossas redes sociais.

Tire suas dúvidas! A informação é a nossa maior arma!

Leia também: O que diferencia usuário de traficante? Marola pode ser motivo de invasão?

lazy placeholder O policial pode revistar seu celular na hora da dura? Pergunte ao doutor!

Sobre Erik Torquato

Advogado criminalista formado pela UERJ. Conselheiro do Núcleo de Álcool, Drogas e Saúde Mental da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP. Co-fundador da RENCA. Membro da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas - REDE REFORMA e do movimento político Ganja Coletiva. Militante da Marcha da Maconha. Consultor de associações cannábicas. Carioca em São Paulo. Ativista pelo fim da guerra às drogas. Tel: 21-97234-1865 / e-mail eriktorquato.adv@gmail.com
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!