Para ver e rever: seis vídeos da Marcha da Maconha de São Paulo

Maior ato pela legalização da maconha do país, a 11ª edição da Marcha da Maconha de São Paulo rolou no dia 1º de junho e reuniu milhares de pessoas por um objetivo comum na Av. Paulista, endereço símbolo da capital

Além dos blocos que, por tradição, compõem a Marcha da Maconha de São Paulo, autônoma e horizontal, não foi difícil encontrar entre o vão do Masp e a Praça da República comunicadores, youtubers e influenciadores digitais, canábicos ou não, entrevistando, gravando e registrando suas percepções de um grande dia para entusiastas e defensores da legalização da planta. O resultado disso? Taí.

Seis coberturas da Marcha da Maconha de São Paulo de 2019 que, cada uma a sua forma, trazem recortes e narrativas do que foi este dia. E se, para quem estava lá, “relembrar é viver”, para quem não estava, vale a pena sentir, entender e se inspirar com os vídeos de quem se dedicou a marchar registrando essa história.

Que Droga É Essa?

Disponível no canal Justificando no Youtube, o programa “Que Droga É Essa?”, em parceria com as produtoras Terra Roxa e Peixe De Pedra, usou como cenário a 11ª Marcha da Maconha de São Paulo para um documentário em curta-metragem que coloca em debate as principais questões sobre o panorama atual de política de drogas no Brasil. O doc aborda desde o atual recuo do STF  sobre a descriminalização da maconha até o uso terapêutico e medicinal da planta.

umdois

Com mais de 30 minutos, e mais de 176 mil visualizações até a publicação deste texto, a cobertura do canal umdois é recheada de entrevistas e fala sobre as ações, missões e interações que rolaram com essa galera toda no dia – sem deixar de lado temas que também permeiam a Marcha, como a questão das mulheres que fumam um.

Nah Brisa

O registro da Marcha da Maconha de São Paulo pelo canal Nah Brisa contou com a sempre ilustre participação do ex-senador Eduardo Suplicy, além de entrevistas que contextualizam o ato e que falam sobre o vasto potencial medicinal da planta.

Cozinha 4 e 20

O canal Cozinha 4 e 20 chega a abordar o assunto que leva seu nome na cobertura da 11ª edição da Marcha da Maconha, em entrevista com um grupo que vendia docinhos infundidos durante o ato, mas também oferece um panorama geral com outros relatos de participantes.

QG da Dread

https://www.youtube.com/watch?v=a3HL4PPgsdA&t=141s

O canal QG da Dread saiu de seu universo habitual, o sexo, e entrou na Marcha da Maconha para trazer uma cobertura que transita entre os dois mundos. As entrevistas, que relacionam os temas, são acompanhadas de  experiências pessoais.

Thiago Tomazine

O influenciador carioca Thiago Tomazine se sente em casa ao encontrar conhecidos, amigos, seguidores e fãs na maior Marcha da Maconha do Brasil. Inclusive, quem conta um causo a ele neste vídeo é Dave Coutinho, CEO da Smoke Buddies, que também colou na marcha paulista.

#PraCegoVer: Fotografia de capa mostra manifestantes durante a Marcha da Maconha carregando uma faixa branca com a mensagem: “Nenhum Jardineiro Preso! Cultive Live”. Foto: Dave Coutinho | Smoke Buddies.

mm

Sobre Thaís Ritli

Thaís Ritli é jornalista especializada em cannabis e editora-chefe na Smoke Buddies, onde também escreve perfis, crônicas e outras brisas.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!