Para especialistas, Janot usou dado errado para defender criminalização das drogas

janot usou dado errado para defender criminalizacao das drogas smoke buddies Para especialistas, Janot usou dado errado para defender criminalização das drogas

O procurador-geral da República parece bem confuso: durante julgamento do recurso que pede a regulamentação da maconha pelo STF, Rodrigo Janot usou o argumento de que 90% dos usuários de maconha se tornam dependentes da “droga”. Porém, pesquisas e estudos mostram que, dos que experimentam a erva do bem, apenas 1 entre 10 se tornam viciados. As informações são da Folha de S. Paulo.

“Noventa por cento das pessoas expostas à maconha se tornam viciadas”, sustentou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta quarta-feira (19), no Supremo Tribunal Federal, em argumentação contrária à descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

O dado causou estranheza e até perplexidade entre especialistas em dependência química. “Essa informação parece piada, do ponto de vista médico”, diz Artur Guerra, presidente do ICAA (Conselho Internacional de Álcool e Dependências, na sigla em inglês).

Ele aponta que grande parte dos estudos internacionais mostra que um em cada dez, ou seja, 10% dos que experimentam maconha se tornam dependentes -exatamente o contrário daquilo citado por Janot.

“Não acredito que [Janot] tenha sido alimentado com dados inconsistentes. Como faltam estudos brasileiros, cada uma aceita o que quer de acordo com suas convicções. Precisamos de mais dados e de menos paixões”, diz.

Dartiu Xavier da Silveira, professor da Universidade Federal de São Paulo e especialista em dependência química, avalia a informação usada por Janot como “absurda” e diz ser difícil não pensar em má-fé. “Numa situação tão delicada, o sujeito vai falar de um dado sem verificá-lo antes?”, questiona.

Segundo estudo da Universidade John Hopkins, nos EUA, citado por Silveira, 9% de quem usa maconha se torna dependente. No caso do álcool, o percentual sobe para 15%. No do tabaco, 33%.

Dados oficiais do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) apontam que 20% dos usuários de psicoativos do mundo consomem 80% das drogas no mercado, enquanto 80% dos usuários consomem 20% das drogas. “Isso quer dizer que 80% dos consumidores de drogas não são problemáticos e seu consumo não acarreta problemas graves”, explica Rafael Franzini, represente do UNODOC no Brasil.

lazy placeholder Para especialistas, Janot usou dado errado para defender criminalização das drogas

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário