Governo dos Países Baixos promove pesquisa sobre eficácia da cannabis na epilepsia refratária

Fotografia em plano fechado que mostra uma pequena lupa, bem próxima da câmera, por onde pode-se ver os cálices repletos de tricomas e alguns pistilos brancos da inflorescência de uma planta de maconha (cannabis), que preenche o restante da imagem, ao fundo.

O valor máximo de 1,4 milhão de euros está disponível para a pesquisa ao longo de quatro anos. A hipótese a ser abordada é se a cannabis reduz a frequência e/ou gravidade das convulsões em crianças com epilepsia resistente ao tratamento

Com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a eficácia da cannabis em crianças com epilepsia resistente ao tratamento, o governo dos Países Baixos contratou a empresa de pesquisa em saúde ZonMw, que abriu uma rodada de concessão de subsídios para a investigação sobre o efeito da cannabis medicinal na frequência e/ou gravidade das convulsões em crianças com epilepsia refratária.

O valor máximo de 1,4 milhão de euros está disponível para a pesquisa ao longo de quatro anos. Parte desse orçamento deve ser utilizada para cobrir os custos de fabricação do produto de pesquisa padronizado de acordo com as normas de qualidade aplicáveis.

Leia: Estudo: pacientes com HIV que usam cannabis têm níveis mais baixos de neuroinflamação

O produto a ser examinado é fabricado com base na matéria-prima fornecida pelo Bureau voor Medicinale Cannabis (órgão responsável pela produção de cannabis nos Países Baixos). Trata-se de inflorescências secas (granuladas ou não) que estão disponíveis em diferentes variedades com quantidades conhecidas dos princípios ativos THC e CBD.

Saiba mais:

InCor divulga estudo sobre o uso de canabidiol para tratar insuficiência cardíaca

#PraTodosVerem: fotografia mostra uma lupa, bem próxima da câmera, por onde pode-se ver os cálices repletos de tricomas e alguns pistilos brancos da inflorescência de uma planta de maconha, que preenche o restante da imagem, ao fundo. Foto: Rafael Rocha | Smoke Buddies.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!